Projeto Avenida das Nações quer instigar orgulho da cultura étnica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto Avenida das Nações quer instigar orgulho da cultura étnica

Na noite da última quarta-feira, 11 de outubro, no Pavilhão 1 do Parque de Exposições Wanderley Burmann, ocorreu a apresentação do “Projeto Avenida das Nações”, que tem por objetivo instigar a população do município e região a viver e ter orgulho da diversidade cultural existente no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado no Espaço Open Tech, durante a ExpoIjuí.

“A proposta do projeto é a revitalização da Rua do Comércio, levando em consideração a riqueza étnica e cultural do município de Ijuí, pouco presente no dia a dia da cidade, mas que possui um grande potencial econômico e turístico a ser explorado”, comenta Marcel Megier Meller, um dos idealizadores do projeto.

            

A reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring, enfatizou a importância da iniciativa para o fomento da cultura em Ijuí, destacando que a proposta empreendedora surgiu de acadêmicos e egressos da Unijuí, que hoje fazem parte da Incubadora de Empresas da Universidade. O prefeito Valdir Heck, por sua vez, se disse muito empolgado com a proposta e se colocou à disposição para buscar recursos para possibilitar a implementação do projeto. Estiveram presentes no evento, a vice-reitora de graduação, professora Cristina Pozzobon, o presidente da União das Etnias de Ijuí (UETI) Nelson Casarin, o gerente da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) Luís Juliani e a coordenadora da Incubadora de Empresas da Unijuí (CRIATEC) Maria Odete Palharini.

As empresas participantes do projeto são as incubadas da Criatec: Lavoro Design Integrado, responsável pela idealização e construção do projeto; a Infinitum TI, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo InfoBus; a VSys Soluções Inteligentes, que produzirá o dispositivo GPS que auxiliará no funcionamento do Aplicativo InfoBus; a Elithe Engenharia, que instalará os painéis solares e conversores nas paradas; e a Doled Automação e Iluminação LED, responsável pela produção das lâmpadas LED instaladas na iluminação direta e indireta da Avenida, e na parte interna das paradas de ônibus.

O projeto conta ainda com apoio do Poder Público Municipal, SMCET - Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, ACI, UETI, Medianeira Transportes, Unijuí e Criatec.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.