Panambi recebeu exposição do Física para Todos - Unijuí

Panambi recebeu exposição do Física para Todos

Nos dias 13 e 14 de novembro o Campus Panambi recebeu a Exposição Física para Todos. Estudantes de escolas da região puderam conferir e interagir com diversos experimentos e também conversar com professores e estudantes bolsistas da Unijuí.

Foram preparados três ambientes: Astronomia, Robótica e Magnetismo. Em cada um deles, diversos experimentos para demonstrar conceitos de Física e de outras áreas das Ciências Exatas.

O Projeto Física para Todos é um Museu interativo que procura despertar curiosidade e gosto pela ciência. É um espaço de cultura e lazer para todas as idades.

Confira os detalhes do que o público conferiu em Panambi

Astronomia

-Sistema solar em escala de tamanho e distância.

-Sistema Terra-Lua-(dia-noite, estações do ano, eclipses).

-Exposições de fotografias de objetos astronômicos,

- Mini-planetário.

- Gravidade: Massa  e Espaço

- Sessões de Audio-Visuais sobre astronomia.

Exposição de Robótica

- Rôbos de Seringa: transmissão da pressão em líquidos para o transporte de cargas.

- Rôbos Joaninhas: a eletricidade e a mecânica aplicadas para o desvio de obstáculos.

- Rôbos Controlados pelo celular: a eletricidade, a mecânica e a informática para o controle de um protótipo via celular.

- Sinaleiras de 4 tempos: protótipos com componentes eletrônicos e o Arduino para o controle do fluxo de veículos.

-Robô Espião: utilização de uma câmera e controle remoto sem fio para monitoramento de uma região.

-Robô Seguidor de Linha: utilização de sensores reflexivos para o movimento em trajetos pré-definidos.

Magnetismo

- Anel Saltador: Um motor muito estranho, não gira...salta

-Experimentos de Foucault: Como explicar uma queda tão lenta?

-Abajur de Plasma: Descargas elétricas coloridas.

-Freio Magnético: Por que apenas um deles é freado pelos imãs?

-Cata-vento solar: Energia luminosa em energia elétrica, energia elétrica em movimento.

- Consumo de Energia Elétrica: Qual das lâmpadas é mais econômica?

- Fibra Óptica: A luz fazendo curvas.

- Teste de Nervos: Verifique seu controle motor passando o anel ao longo do fio encurvado, sem tocar no fio.

- Condutores e Isolantes

-Campo Magnético

- Você produzindo energia: Apoie as palmas das mãos, uma em cada placa metálica, e observe quanta energia elétrica você consegue gerar.

-Campo Magnético: Passe o imã sobre o acrílico e observe o alinhamento das pequenas bússolas.