Museu esteve presente no Canto de Luz com exposição - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Museu esteve presente no Canto de Luz com exposição

Durante a 6ª edição do Festival, que acontece até este sábado, 25 de novembro, o público pode conferir a Exposição "Fragmentos da Memória da Energia em Ijuí”. A exposição foi organizada com o objetivo de apresentar, por meio de fotografias, aspectos históricos da Usina Velha (Usina da Sede), em operação desde 1923 e da Usina do Passo do Ajuricaba, inaugurada em 19 de outubro de 1959.

                   

A exposição é uma realização do Demei, da Accal e do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), e é uma releitura de exposição homônima organizada em 1998, por solicitação do Demei para ser exposta junto a Usina Velha. 

Segundo a diretora do Museu, Stela Mariz Zambiazi de Oliveira, "sob os olhares de diversos fotógrafos, dentro os quais Eduardo Jaunsem, Família Beck e Germano Gieseler, o público poderá contemplar flagrantes captados a partir da década de 1920 durante a construção da primeira usina hidrelétrica de Ijuí, catástrofes naturais como secas, enchentes e vistas da Usina Velha no decorrer dos anos". Da Usina do Passo do Ajuricaba as fotos retratam a sua construção na década de 1950 e sua inauguração em 1959. 

A exposição está disponível até sábado a noite, no CTG Clube Farroupilha. A entrada é gratuita.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.