COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cinema pelo Fim da Violência Contra a Mulher

                    

Parte integrante da programação municipal dos 16 dias de ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, será exibido, às 13h30 desta sexta-feira, dia 8, o filme Meu Nome é Jacque. A exibição ocorrerá no Centro de Eventos da Unijuí.

"Meu Nome é Jacque" é um documentário aborda a diversidade através da história de vida de Jaqueline Rocha Côrtes, uma mulher transexual brasileira, que vive com Aids há mais de 20 anos. Militante pela causa, Jacque tem a vida marcada por lutas e conquistas, chegando a trabalhar como representante do governo brasileiro e na Organização das Nações Unidas. Hoje casada e mãe de dois filhos, mora numa pequena cidade, levando uma vida voltada para a maternidade, a família e a espiritualidade. Ao acompanhar o cotidiano de Jacque hoje e revisitar sua trajetória, este documentário apresenta, pouco a pouco, os inúmeros desafios que foram rompidos por este rico personagem, levantando uma reflexão sobre o preconceito.

Confira o trailer da produção

 

A promoção é da Unijuí, através do Programa de Pós-Graduação em Direito, do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais e da Mostra Cinema e Direitos Humanos, com o apoio da Rede de Proteção à Mulher, Fórum Permanente da Mulher e Conselho da Mulher de Ijuí.

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo dia 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, às atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.


Compartilhe!