Unijuí está com novidades na organização dos Grupos Culturais em 2018 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí está com novidades na organização dos Grupos Culturais em 2018

                  

Cia Cadagy.

Promover e incentivar atividades culturais e artísticas na comunidade regional é uma das ações da Unijuí. A política cultural da Universidade visa oportunizar a seus membros como à comunidade em geral o acesso às mais variadas expressões artísticas. 

No ano de 2017, por exemplo, os espetáculos desenvolvidos foram: Canto dos Livres - Homenagem a Cenair Maicá, Fidelidade Oculta - Troupe Xipô; Do Oiapoque ao Chuí – O Brasil na voz do Coral Unijuí – em comemoração aos 56 anos do Museu Antropológico Diretor Pestana; Orquestra ARCO Geórgia/EUA; Recital Comemorativo aos 25 Anos do CORAL UNIJUÍ, eventos realizados em Ijuí, em Panambi com a participação da Orquestra do SESI Panambi, em Santa Rosa com a participação da Orquestra de Violões, Orquestra Jovem de Santa Rosa, Coral Ecumênico 24 de julho, , 2ª edição: Tertúlia Universitária: nosso canto, nossa arte, nossa cultura; Nações – movimentos do mundo – com o grupo GEMP de Crissiumal, Infantia  com a CIA CADAGY e Concertos de Natal, realizado em Ijuí e Santa Rosa pelo Coral Unijuí. 

A UNIJUÍ também mantém grupos culturais, constituídos por estudantes, professores, técnicos e membros da comunidade. Esses grupos, além de oferecerem espetáculos se constituem em espaços importantes para o enriquecimento da formação profissional e pessoal de seus integrantes. 

Neste ano de 2018, a Instituição está realizando uma reestruturação nestes grupos, buscando criar condições para que possam surgir novos espetáculos, compostos por diferentes linguagens artísticas. Dentre as ações promovidas, está a inserção das artes cênicas na Cia CADAGY, coordenada pela Professora Eloísa de Souza Borkenhagen Bohrer, a qual já vem dirigindo a companhia desde o início do ano de 2017. Também se está trabalhando na montagem de um espetáculo que combinará diferentes linguagens: música, dança, acrobacias, artes cênicas. Segundo a coordenadora da Companhia “Estamos trabalhando desde 2017 na intenção de efetivar a reestruturação da Cia CADAGY junto à comunidade acadêmica vislumbrando os novos rumos artísticos que se deseja para as especificidades dos projetos culturais da UNIJUÍ. O espetáculo Infantia foi uma primeira tentativa. Para 2018 a inserção das artes cênicas ao conjunto de linguagem artísticas tradicionalmente exploradas pela Cia CADAGY será um grande desafio, mas ao mesmo tempo, irá possibilitar produções ainda mais diversas e dinâmicas”. 

               

Coral Unijuí

De acordo com o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, “há uma grande expectativa com as mudanças que estão em andamento. Sabemos dos desafios que os membros dos grupos enfrentarão na etapa que se inicia, mas sobretudo confiamos no trabalho e na capacidade criativa de nossos estudantes e professores. Assim, estamos seguros que nos próximos meses teremos oportunidade de apreciar os primeiros resultados do novo projeto”. 

Os interessados em participar dos Grupos Culturais (Coral e Cia CADAGY), poderão acessar os Editais de seleção de integrantes publicados no site da Universidade. O edital para ingresso no Coral, publicado em dezembro/2017, pode ser acessado através do endereço http://www.unijui.edu.br/extensao/editais, sendo que nos próximos dias será lançado o edital para ingresso na Cia CADAGY, contemplando as linguagens artísticas Danças, Ginástica Geral, Lutas (kung fu e capoeira) e Artes Cênicas. 

Além dos voluntários inseridos nos projetos, a Instituição oferece bolsas para parte dos integrantes dos grupos. Para concorrer as bolsas os interessados devem ser estudantes de graduação e participar de processo seletivo, atendendo aos critérios estabelecidos nos respectivos editais.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.