Outras notícias - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Política de Privacidade

Na FIDENE nos preocupamos com a privacidade dos membros das comunidades acadêmica, mantidas e da comunidade externa. Esta Política de Privacidade descreve os tipos de dados pessoais que coletamos, como podemos usá-los e com quem podemos compartilhá-los. Também descreve as medidas que tomamos para proteger os dados pessoais, quais são os direitos dos seus titulares e como eles podem entrar em contato conosco para saber mais sobre as nossas práticas de privacidade. Nesta política, a expressão “dados pessoais” designa informações relacionadas a você e que permitem a sua identificação, como, mas não se limitando a: nome, endereço, e-mail, provedor de serviços de internet, histórico de relacionamento com a FIDENE ou qualquer de suas mantidas, telefone ou outras informações pessoais que possam ser fornecidas por você ou coletadas de acordo com a legislação local aplicável. Esta Política de Privacidade aplica-se a quaisquer dados pessoais tratados pela FIDENE e suas mantidas, a seguir denominadas apenas de FIDENE.

Princípios e Fundamentos

A FIDENE realiza o tratamento de seus dados pessoais de acordo com os princípios da boa-fé, finalidade, adequação, necessidade, livre acesso, qualidade de dados, segurança, prevenção, não discriminação e, mais importante, transparência. Todo tratamento de dados realizado pela FIDENE está baseado em fundamento legal e se dá de forma adequada com a finalidade da sua coleta.

Dados que Coletamos

Podemos coletar certos dados pessoais a seu respeito neste site, como: informações de contato (nome, endereço de e-mail); usuário e senha; ou outras informações pessoais contidas no conteúdo que você escolher enviar pelo site; Além disso, quando você visita o site, podemos obter certas informações por meios automatizados, como cookies, registros do servidor da web e web beacons. As informações coletadas dessa maneira podem incluir endereços de IP, tipo de sistemas operacionais, tipo de navegador, domínio e outras configurações do sistema. Também podemos coletar informações quando você interage com alguma propaganda ou anúncio em nosso site. A FIDENE poderá usar esses dados obtidos para mandar-lhe informações ou outras propagandas que acreditamos serem relevantes ou de seu interesse com base no seu acesso.

Como Usamos os Dados que Coletamos

Utilizamos seus dados pessoais em razão de obrigação legal ou regulatória, execução de contrato ou medidas que a antecedem, para proteção do crédito e/ou em decorrência do legítimo interesse que possuímos, neste último caso alinhado com as suas expectativas, e, quando necessário, mediante a obtenção de seu consentimento livre e expresso.

O tratamento de seus dados pessoais poderá, por exemplo, atender às seguintes finalidades: · responder, processar e nos comunicar com você sobre suas solicitações, dúvidas e comentários;

· enviar atualizações de notícias, materiais promocionais e outras comunicações;

· enviar atualizações de notícias, materiais promocionais e outras comunicações;

· operar, avaliar e melhorar nossos negócios (incluindo aprimorar e melhorar nossos serviços, gerenciar nossas comunicações, realizar análises de dados e executar outras funções internas);

· proteger, identificar e prevenir fraudes e outras atividades ilegais, reclamações e outras responsabilidades;

· cumprir os requisitos legais aplicáveis, os padrões do setor e nossas próprias políticas e termos;

· usar as informações de outras formas para as quais fornecemos aviso específico no momento da coleta.

Direitos dos Titulares de Dados

Garantimos ao titular de dados o exercício dos direitos previstos na lei aplicável e devidamente regulamentados. Assim, salvo impedimento legal e/ou contratual, resguardamos o direito do titular dos dados de ter acesso aos dados que lhe digam respeito, bem como, a sua retificação, eliminação, limitação do tratamento, ao direito de se opor ao tratamento, à portabilidade dos dados e à retirada do Consentimento. Note, contudo, que alguns direitos ainda precisam ser regulamentados pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Compartilhamento de Dados

Não compartilhamos, vendemos ou divulgamos informações pessoais que coletamos sobre você, exceto conforme descrito nesta Política de Privacidade.

Contudo, podemos compartilhar suas informações pessoais com fornecedores de produtos e serviços, quando necessário, para a implementação do serviço contratado por você e/ou para o exercício de nossas atividades.

Também podemos divulgar informações sobre você (i) se formos obrigados a fazê-lo por lei, regulamento ou processo legal (como uma ordem judicial ou intimação), (ii) em resposta a solicitações de agências governamentais, como autoridades policiais, ou (iii) quando acreditarmos que a divulgação é necessária ou apropriada para evitar danos físicos ou perdas financeiras, ou em conexão com uma investigação de atividade fraudulenta ou ilegal suspeita ou real. Reservamo-nos o direito de transferir qualquer informação que tenhamos sobre você no caso de vendermos ou transferirmos o todo ou parte de nossos negócios ou ativos (inclusive no caso de reorganização, dissolução ou liquidação).

Como Protegemos os Dados Pessoais

Utilizamos medidas técnicas e administrativas aptas a proteger seus dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão, com padrão de segurança usualmente adotado pelo mercado para proteção de dados pessoais.

Igualmente, as informações pessoais de clientes e visitantes são de acesso restrito apenas àqueles colaboradores ou outras partes que precisarem do dado para a execução e o desempenho de suas funções.

No entanto, a FIDENE se exime de responsabilidade por culpa exclusiva de terceiros, como em caso de ataque cibernético, ou culpa exclusiva do usuário, como no caso em que ele mesmo transfere seus dados a terceiro. A FIDENE igualmente não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos indicados em links de suas publicações e documentos e nenhuma organização está autorizada a enviar e-mails em nome da FIDENE.

Prazos de Guarda de Dados Obtidos

Manteremos seus dados pelo tempo de seu vínculo conosco. Após o encerramento deste, nós poderemos continuar mantendo seus dados em razão do cumprimento de obrigações legais ou do interesse legítimo da FIDENE, para ajudar a responder a demandas legais e/ou auditorias, e por demais causas, como combater fraude e responder a requisições de órgãos regulatórios

Cookies

A FIDENE utiliza cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita os nossos sites. Os cookies são arquivos de texto com informações que são guardados no dispositivo usado para acessar páginas dos sites da FIDENE, servindo para distinguir os tipos de acessos feitos, para salvar determinadas informações, possibilitar a autenticação nos serviços disponibilizados, entre outras.

A FIDENE solicita o consentimento para a utilização de cookies durante a navegação em seus sites. O usuário poderá configurar seu navegador de Internet para impedir o armazenamento de cookies em seu disco rígido, contudo tal ação não é recomendada, pois ocasionará o mal funcionamento dos sites e serviços fornecidos pela FIDENE.

Atualizações da Nossa Política de Privacidade

Esta Política de Privacidade pode ser atualizada periodicamente, hipótese em que a alteração será destacada em nosso site.

Como Entrar em Contato Conosco

Se você tiver alguma dúvida ou comentário sobre esta Política de Privacidade, ou se desejar exercitar seus direitos e ter acesso a mais informações sobre o tratamento de seus dados pessoais, entre em contato com nosso DPO(Encarregado) William Grégori Endl Moreira, e-mail dpo@unijui.edu.br


PDI

 

Plano de Desenvolvimento Institucional

O que é o PDI e para que ele é utilizado?

É o Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos é um documento oficial da UNIVERSIDADE, que apresenta a filosofia de trabalho da Instituição, a Missão, Visão, Princípios, a política pedagógica institucional e os objetivos, estratégias e metas e principalmente aonde se quer chegar. A revisão do PDI é estruturada a partir dos seguintes documentos:

  • Decreto 9.235 de 15 de dezembro de 2017;
  • Instrumento de Avaliação - SINAES;
  • PDI atual;
  • Estatuto e Regimento da UNIJUÍ.

Qual a importância do PDI?

É o Documento exigido pelo Ministério da Educação, criado pelo decreto 9.235 de 15 de dezembro de 2017, mas, para além do decreto, o plano de desenvolvimento institucional para a UNIJUÍ é um instrumento de gestão que irá guiar os caminhos que se deve percorrer nos próximos cinco anos. A revisão do PDI é uma oportunidade, pois acontece a cada cinco anos e faz pensar qual Instituição se quer ser em 2024 e quais projetos priorizar.

Como é possível participar da elaboração do PDI?

A Instituição construiu um cronograma de atividades para que toda comunidade interna e externa participe da construção do PDI. A participação da comunidade é fundamental para que o PDI tenha as ferramentas para atender às necessidades dos diversos públicos que compõem a universidade. Participe preenchendo o formulário.


PERFIL INSTITUCIONAL

MISSÃO

Formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimento contribuindo para o desenvolvimento da região.

VISÃO

Consolidar-se como universidade comunitária, pública não-estatal, filantrópica referenciada pela excelência de suas ações e integrada ao processo de desenvolvimento da região em que atua.

PRINCÍPIOS

  • Defesa do caráter comunitário;
  • Excelência no fazer;
  • Atuação ética; 
  • Formação crítica, humanista e empreendedora;
  • Compromisso com a sustentabilidade social, ambiental e econômica;
  • Respeito à diversidade;
  • Respeito à pluralidade de pensamento;
  • Preservação da autogestão, autodeterminação e autonomia universitária;
  • Articulação  entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Fomento às ações integradas nas diferentes dimensões acadêmicas.

 

POLÍTICAS ACADÊMICAS

  • POLÍTICA DE GRADUAÇÃO
  • POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU             
  • POLÍTICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
  • POLÍTICA DA MODALIDADE EaD
  • POLÍTICA DE PESQUISA
  • POLÍTICA DE EXTENSÃO
  • POLÍTICA DE INOVAÇÃO
  • POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO  
  • POLÍTICA LINGUÍSTICA
  • POLÍTICA DE CULTURA
  • POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
  • POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE
  • POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DO EGRESSO

PROCESSUALIDADE DE ELABORAÇÃO E DE APROVAÇÃO

PERÍODO

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL/PALESTRANTE

LOCAL

 

05 de abril de 2019

(Formação Geral)

 

1º Seminário PDI: Conjuntura Econômica e Cenários para os próximos cinco anos.

(Comportamento Econômico, Cenários da Economia Regional e as perspectivas com o novo Governo)

Painel: 

-  prof. Dr. Argemiro Brum - panorama global da economia e as perspectivas com o novo governo;

- Prof. Oto Roberto Moerschbaecher - Comportamento Econômico das Universidades Comunitárias e Fontes Alternativas de Receita;

- Prof. Dieter Siedenberg -  Cenário da UNIJUÍ. 

Salão de Atos

15 de abril de 2019

Socialização das Políticas Institucionais

Inciso II. do PDI

Reitoria e as Assessorias

Sala de reuniões da Reitoria 

 

17 de abril de 2019

(Formação Geral)

 

Seminário PDI: Conjuntura do Ensino Superior Comunitário no Sul do País

Painel:

Abertura e mediação - Profª. Cátia Maria Nehring - Reitora da Unijuí

1º palestrante - Prof. Evaldo Antonio Kuiava - Reitor da UCS - panorama global sobre a atual conjuntura do Ensino Superior Comunitário no Sul do País;

2º palestrante - Prof. Walter Frantz - Professor Sênior da UNIJUÍ - reflexões sobre Universidades Comunitárias. 

Salão de Atos

 

25 de abril de 2019

COGEST 

Estrutura do PDI e Orientações para a próxima etapa do processo. 


Profª. Cátia Maria Nehring - Reitora da Unijuí

Sala dos Conselhos

06/05 - DHE

07/05 - DCEEng

08/05 - DCVida

13/05 - DACEC

15/05 - DCJS

17/05- DEAG

Reuniões da Reitoria com os Departamentos discussão sobre os eixos estruturantes e objetivos do PDI e esclarecer possíveis dúvidas 

 

Toda Reitoria e Comitê Gestor de cada departamento.

 

Departamentos

Maio até 01 de julho de 2019

1.     Analisar Missão, Visão, objetivos e estratégias da instituição - ver se tem proposições

2.     Propor objetivos e estratégias do departamento em consonância com o institucional

 

Comitê Gestor do Departamento - professores e Pró-Reitores

Em cada departamento

20/05 a 01/07/2019

Manifestações da comunidade externa para a construção do PDI

Assessoria de Planejamento

processo online

1º de  Julho de 2019

Envio das Propostas à Reitoria/Assessoria de Planejamento

Reitoria, Assessorias, Chefias, Pró-reitores e  Gerentes

 

Julho e Agosto

Trabalho de revisão e elaboração da 1ª Versão do PDI

Reitoria/Assessoria de Planejamento

 

27/08 - DACEC

28/08 - DCJS

02/09 - DHE

03/09 - DCEEng

04/09 - DCVida

06/09- DEAG

Retorno da Reitoria aos departamentos para socializar a versão do PDI após proposições dos departamentos, junto discussão dos cursos a serem implantados nos próximos cinco anos

Toda Reitoria e Comitê Gestor de cada departamento.

Em cada departamento

24 de outubro e 01 de novembro de 2019

Análise do PDI no COGEST

Reitoria, chefes de departamento e pró-reitores

Sala dos Conselhos

 

07 de novembro de 2019

 

Tramitação e aprovação no CONSU

 

Câmaras e Plenária

Sala dos Conselhos

 


Programa Doação de Corpos Unijui

Programa de doação voluntária e altruística de corpos da Unijuí

O Programa de Doação Voluntária e Altruística de Corpos desenvolvido pela UNIJUÍ visa organizar, aperfeiçoar e divulgar o processo de doação voluntária e altruística de corpos para fins de serem utilizados em ensinos anatômicos e pesquisas científicas da Universidade.

O estudo da anatomia com a utilização de corpo humano é essencial para a formação adequada dos profissionais da área da saúde. Desta forma, apesar de existir outros recursos tecnológicos disponíveis atualmente, o corpo humano continua sendo insubstituível para o ensino e desenvolvimento de atividades práticas da anatomia humana na formação de nossos estudantes.

A doação voluntária e altruística de corpo significa que após o falecimento do doador, o seu corpo não será enterrado e nem cremado, mas sim ficará no Laboratório de Anatomia Humana da Universidade, para fins de ser estudado pelos nossos professores e alunos, com todo o respeito e reconhecimento que merece, e com isso melhorar a qualidade do nosso ensino/pesquisa e a formação acadêmica dos futuros profissionais da área da saúde.

O Artigo 14 da Lei n° 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil brasileiro) dispõe que: "é válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte para depois da morte. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo".

Também a Lei n° 8.501, de 30 de novembro ne 1992 que dispõe sobre a “utilização de cadáver não reclamado, para fins de estudos ou pesquisas científica”, estabelece em seu Art. 2º que o “cadáver não reclamado junto às autoridades públicas, no prazo de trinta dias, poderá ser destinado às escolas de medicina, para fins de ensino e de pesquisa de caráter científico”.

A doação do corpo para o ensino é uma decisão pessoal que deve ser bem examinada e discutida com a família, médico assistente e a instituição de ensino donatária para que todos os detalhes sejam esclarecidos.

A decisão deve, preferencialmente, ser feita em vida pelo doador, e, assim sendo, qualquer pessoa com mais de 18 (dezoito) anos que deseje doar deve discutir com sua família e amigos sobre sua decisão de doar o corpo para o Laboratório de Anatomia Humana do Departamento de Ciências da Vida da UNIJUÍ após a morte. Após estar certo de sua decisão, deve entrar em contato com a Universidade e preencher o “Termo de Doação”, que deve ser assinado pelo doador e pelo (s) familiar (es) mais próximo (s) como testemunha. Se for menor de 18 anos ou incapaz de preencher os dados, precisará do consentimento dos responsáveis legais. Com isto, será realizado o registro como doador potencial e será necessário preencher um formulário com outras informações pertinentes.

A doação é espontânea e gratuita. A qualquer momento o doador poderá desistir da doação antes da consumação do fato. Caso isso ocorra o doador deve expressar por escrito essa decisão para a Universidade.

A identificação dos doadores, bem como, as informações fornecidas, permanecerão em sigilo e serão armazenadas no banco de dados do Programa de Doação de Corpos da UNIJUÍ. O acesso ao corpo doado somente é permitido aos alunos, professores e técnicos do Laboratório de Anatomia Humana da UNIJUÍ.

Quando ocorre o falecimento, alguém responsável pelo falecido/doador deve comunicar imediatamente o Laboratório de Anatomia Humana do Departamento de Ciências da Vida – DCVIDA da UNIJUÍ (daí a importância de os familiares do doador terem conhecimento da doação), para as providências necessárias, inclusive legais.

O familiar ou representante legal do doador deverá fazer contato com o Laboratório de Anatomia Humana do Departamento de Ciências da Vida – DCVIDA da UNIJUÍ pelo telefone (55) 3332-0200 – ramais 3210 – 3201; ou (55) 3332-0477; ou ainda (55) 3332-0463, após ter a certidão de óbito em mãos. As cerimônias fúnebres habituais poderão ser realizadas pela família, previamente ao translado do corpo, conforme orientações do responsável técnico do Laboratório de Anatomia Humana da UNIJUÍ. O Programa de Doação de Corpos da UNIJUÍ disponibiliza as condições para o transporte do corpo.

Na Certidão de Óbito deve constar: “CORPO DOADO para o Laboratório de Anatomia Humana da UNIJUÍ”.

Para realizar a doação de corpo é necessário o preenchimento dos seguintes documentos:


  1. FORMULÁRIO DE REGISTRO DE DOADOR DE CORPO AO LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DA UNIJUÍ;

    Download

  1. TERMO PESSOAL DE DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE CORPO PARA ESTUDO ANATÔMICO (ENSINO E PESQUISA CIENTÍFICA). (Este Termo é para os casos em que a pessoa pretende doar seu próprio corpo, fazendo-se assim o cadastro junto ao Programa de Doações de Corpos da UNIJUÍ);

    Download

  1. TERMO DE DOAÇÃO DE CORPO PARA ESTUDO ANATÔMICO (ENSINO E PESQUISA CIENTÍFICA) – REPRESENTANTE LEGAL/FAMILIAR (DEVE SER PREENCHIDO POR UM FAMILIAR). ( Este Termo é para os casos em que um familiar próximo ou o representante legal irá fazer, após o óbito, a doação de alguém que manifestava em vida tal desejo, mas não fazia parte do banco de dados do programa);

    Download

  1. AUTORIZAÇÃO DE TRANSLADO DE RESTOS MORTAIS HUMANOS. (Este Termo somente será preenchido após o óbito do doador).

    Download


  • ESTES DOCUMENTOS ESTÃO DISPONÍVEIS NA SECRETARIA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA – DCVIDA DA UNIJUÍ OU NO SITE DA UNIJUÍ.
  • As assinaturas constantes nos documentos devem ser reconhecidas em Tabelionato.
  • Os documentos devem ser encaminhados pelo correio ou pessoalmente para: Departamento de Ciências da Vida – DCVIDA da UNIJUÍ, com endereço na Rua do Comércio, nº 3000, Bairro Universitário, CEP 98700-000, na cidade de Ijuí/RS.
  • Depois da entrega dos documentos necessários, com o Termo de Doação devidamente registrado em cartório, o futuro doador fará parte do banco de dados do Programa de Doação de Corpos da UNIJUÍ.

Na Universidade, o corpo será submetido a processos específicos de fixação e conservação até sua utilização em atividade práticas no ensino e na pesquisa científica.

O corpo doador fica sob responsabilidade legal do Laboratório de Anatomia Humana da UNIJUÍ, que tomará todas as providências para o armazenamento adequado e o destino final, após a utilização, conforme legislação em vigor.

Em caso de dúvidas contate:

Laboratório de Anatomia Humana da Unijuí

Pelos telefones: (55) 3332-0200 Ramal: 3701 ou 3217 (horário comercial) ou (55) 99972-5480 (fora do horário comercial)

E-mail: anatomia@unijui.edu.br


Informações Acadêmicas

Fique por dentro dos Programas Acadêmicos oferecidos pela Unijuí, no calendário acadêmico e também no calendário de formaturas, informações importantes para o desenvolvimento das atividades ao longo do ano.

Nesta sessão, também confira as possibilidades de intercâmbio que a Unijuí possui através do Escritório de Relações Internacionais. É só clicar em cada um dos botões correspondentes a sessão desejada.


Meio ambiente

A Gestão Ambiental da FIDENE/UNIJUI é um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais, que buscam garantir e prover a proteção do meio ambiente, a saúde e a segurança das pessoas, eliminando ou minimizando impactos e danos ambientais, através do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de processos e/ou atividades.

No momento, as ações estão tendo maior ênfase no Programa de Gerenciamento de Resíduos. O Programa tem como objetivo estratégico o controle de todo e qualquer tipo de resíduo gerado dentro da Instituição, a partir da organização de três grupos de resíduos: Resíduos Comuns, Químicos e Biológicos. Os Resíduos Comuns são aqueles considerados domésticos, como papeis, plásticos e metais. Químicos e Biológicos são aqueles considerados perigosos, com potencialidade de risco à saúde pública e risco infectocontagioso. Estes são gerados principalmente pelas atividades dos diversos laboratórios de ensino e prestação de serviços que a universidade possuí. Os comuns são gerados por toda a universidade.

Em ambos os casos, a correta separação é fundamental para que todo e qualquer tipo de resíduos tenha a sua destinação adequada e assim cause o menor impacto ao meio ambiente. Para auxiliar na separação dos resíduos comuns adaptou-se o sistema de cores previsto na Resolução CONAMA nº 275 de 2004 e que melhor simboliza a coleta seletiva. A coleta seletiva é a “coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição (Lei 12.305/10, art. 3º, inc. V). Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

Você que frequenta os espaços da FIDENE/UNIJUI perceba que existem várias lixeiras distribuídas, separando cada tipo de resíduo por cores. 

Outra ação desenvolvida é a demarcação das Áreas de Preservação Permanente – APPs, existentes no interior do Campus Ijuí. É considerado APP uma “área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas” – Art. 3º inc. II da Lei 12651/2012.

A manutenção da vegetação nativa próxima aos cursos de água existentes no Campus, faz parte de ações para a preservação conforme prevê o código florestal. As delimitações de 30 metros no entorno destes locais seguiram a determinação prevista no artigo 4º, inciso I, alínea “a” da lei 12651/2012. Nos locais onde há instalações consolidadas e ocupam espaço onde deveria ser de APP, como arruamentos e prédios, a instituição propôs ao órgão ambiental a compensação equivalente, preservando a mata nativa e promovendo o plantio de mudas características da região.

 


Comissão Própria de Avaliação - CPA

O processo de autoavaliação da Unijuí é coordenada pela CPA que é composta por representantes dos docentes, técnico-administrativos e de apoio, estudantes e sociedade civil nomeados pelo CONSU- Conselho Universitário.

A CPA tem como objetivo coordenar e sistematizar os processos avaliativos que acontecem na Universidade e tornar público os resultados do processo de avaliação desenvolvidos junto aos estudantes, docentes, técnico-administrativos e de apoio e comunidade externa.


Manual de identidade visual

Em um projeto de identidade visual, o que se busca é transmitir uma série de informações através de imagens, como por exemplo conceitos de qualidade, tradição, experiência, arrojo, modernida-de, competitividade, etc. O que se propõe neste projeto é verbalizar o conjunto de significados visuais formadores da imagem corporativa da marca da UNIJUÍ.

Este manual visa coordenar a implantação e manutenção do Programa de Identidade Visual da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, estabelecendo normas e orientando a veiculação da marca, assinaturas e demais elementos gráficos.

 

Clique sobre o formato de arquivo desejado abaixo para fazer o download:

  Download da logomarca Versão preferencial (vertical): PNG | JPG | CDR

  Download do logomarca Versão auxiliar (horizontal): PNG | JPG | CDR

  Download do manual de identidade visual completo: PDF



Histórico da marca

A marca da UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul foi concebida em 1986 pelo designer Vilson Maurio Mattos, a pedido do professor Adelar Francisco Baggio, presidente da FIDENE no período de 1981 a1987 e presidente e reitor de 1985 a 1987. Um ano antes da concepção da marca, a UNIJUÍ, então Universidade de Ijuí, havia sido reconhecida como tal através da Portaria Ministerial nº 497, de 28 de junho de 1985.

A marca criada em 1986 privilegiava as letras "U", de Universidade, e "I", Ijuí. Estas duas letras "U" no formato de elipse maior, embaixo, e "I", elipse menor ao centro foram trabalhadas graficamente com a finalidade de representar o tronco e a cabeça de uma pessoa, com o braço erguido, numa atitude de vibração, seja na comemoração pela aprovação no vestibular, seja pela comemoração na formatura. As linhas horizontais foram utilizadas como base, equilibrando a composição gráfica e conferindo estabilidade, uma vez que as elipses conferem movimento à logomarca.

        

Avaliação institucional

A avaliação institucional na Unijuí é um elemento essencial na gestão da universidade, tanto acadêmica quanto administrativa e política. A Unijuí toma a avaliação e a autoavaliação de suas práticas como estratégia de construção e reconstrução de suas ações e está integrada ao SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior que promove a avaliação externa das IES brasileira.

A Unijuí tem uma longa trajetória em Avaliação Institucional, institucionalizada desde 1994, constituindo-se em elemento essencial na gestão da Universidade. Esse processo envolve os diversos segmentos que promovem a avaliação da Universidade em todas as suas dimensões, tomando como referência a natureza de Universidade Comunitária e Regional.

A Unijuí participa do PAIUNG - Programa de Avaliação das Universidades Comunitárias Gaúchas que, desde sua fundação em 1994, constitui-se em um fórum de discussão e troca de experiências sobre avaliação institucional integrada com a COMUNG - Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.

O Programa de Avaliação Institucional da Unijuí é coordenado pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) que conta com 21 membros da comunidade acadêmica e externa.

Resultados da avaliação da Unijuí no contexto do SINAES

Avaliação institucional externa: conceito 4 (portaria de recredenciamento)


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.