Outras notícias - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cultura

Cia CADAGY Unijuí – Corpo em Movimento

banner-unijui-cadagy

GRUPOS CULTURAIS UNIJUÍ

Promover e incentivar atividades culturais e artísticas na comunidade regional é uma das ações da Unijuí. A política cultural da Universidade visa oportunizar a seus membros como à comunidade em geral o acesso às mais variadas expressões artísticas.

Cia CADAGY Unijuí – Corpo em Movimento, vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, foi idealizado em 1999, é um projeto que valoriza a arte e a cultura, é composto por estudantes da Instituição e comunidade externa. Promove e incentiva atividades culturais e artísticas na comunidade local e regional através de espetáculos e apresentações, que desde 2018, combinam um conjunto de diferentes linguagens: música, dança, acrobacias, artes cênicas, lutas, artes circenses e malabares, tornando-se um espaço de enriquecimento de formação profissional e pessoal de seus integrantes e de integração do meio universitário com a comunidade, levando a cultura a diversos públicos de diferentes idades. Possui sede própria, localizada no campus Ijuí.

Redes sociais do grupo:

Facebook: https://www.facebook.com/ciacadagy

Instagran: https://www.instagram.com/cadagyunijui/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCoFmaxeQPO1hL1wyG2NkoxA

TikTok: https://www.tiktok.com/@cadagyunijui?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1

 


Leia mais...

Coral Unijuí

“A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende”.

Arthur Schopenhauer

O Coral da UNIJUÍ é um espaço de integração entre o meio universitário e a comunidade, que leva a cultura em forma de música a diferentes públicos. Há mais de 20 anos a história do Coral UNIJUÍ se confunde com a história cultural da região levando a alegria da música. É um projeto cultural vinculado a Vice-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ. Apresentando-se em diversas oportunidades o Coral tornou-se um espaço de integração do meio universitário com a comunidade, levando a cultura em forma de música a diferentes públicos.

Há mais de 26 anos a história do Coral UNIJUÍ se confunde com a história cultural da região levando a alegria da música. O grupo é formado por alunos, professores, funcionários, ex-alunos da Instituição, além de membros da comunidade. Desde 2015, assumiu a regência e coordenação do coral Helena Sala, Licenciada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Atualmente o espetáculo em cartaz é “Na onda do Rock” cuja apresentação percorre diversas fases do gênero musical, contadas a partir da década de 50. Iniciando com uma canção de Elvis Presley, um dos precursores do Rock, resgatando músicas marcantes através de uma retrospectiva, intercalando narrativas, canto coral, instrumental e performance artística sobre a história do rock.

Também o grupo apresenta todos os anos um espetáculo voltado a temática gaúcha: “Tertúlia Universitária” que envolve o canto coral e outras manifestações artísticas como dança, declamação, música instrumental, com uma seleção de músicas de compositores gaúchos, que retrata os elementos mais significativos da cultura e do povo rio-grandense.

Ainda, possui os “Concertos de Natal”, apresentação que anualmente acontecem com um repertório composto por canções natalinas, sacras e eruditas, com canto a capella e com acompanhamento instrumental.

Para contar com a apresentação do Coral Unijuí em seu evento, entre em contato através do telefone: (55) 3332-0346 ou e-mail: cultura@unijui.edu.br, coral@unijui.edu.br

Confira também fotos de algumas apresentações do coral:


Sala Java Bonamigo

A Sala de Exposição Java Bonamigo surge como um espaço privilegiado para as ações educativas voltadas ao debate, apreciação, visitas e exposição dos objetos poéticos das artes visuais.

A Sala é referência na região e no interior do estado por se tratar de um ambiente adequado, com monitoria e condições para o sucesso das exposições que abriga. Caracteriza-se por promover na abertura de cada exposição debate entre artista, acadêmicos, professores e comunidade.

O nome, “Java Bonamigo”, foi uma homenagem ao professor Juarês Antônio Bonamigo, do curso de Educação Artística, desta Instituição. Um artista de reconhecido valor na comunidade regional.

Para expor na Sala Java é preciso participar de seleção, através do edital disponibilizado neste link. Além disso, alunos da Instituição expõem os trabalhos produzidos durante a graduação.


Confira também imagens de algumas exposições já realizadas:


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.