Painéis Temáticos da Pesquisa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Painéis Temáticos da Pesquisa

Objetivo

Promover a socialização de temas e problemas trabalhados pelos Grupos Institucionais de Pesquisa.

Composição

O painel temático deverá ser articulado para que seja um espaço de apresentação e discussão de no mínimo 2 e no máximo 4 pesquisadores/painelistas de uma mesma área de conhecimento ou de diferentes áreas, unidos por tema de interesse comum.

Normas

Os painéis temáticos são organizados pelos painelistas em torno de uma temática e alguns subtemas.

De acordo com as normas previstas na Resolução dos Grupos de Pesquisa, em seu “Art.7º, inciso I, alínea c”, um dos critérios para manutenção do grupo de pesquisa é a sua participação anual no Salão do Conhecimento na modalidade “painel temático”. No entanto, pesquisadores que ainda não participam de grupos de pesquisa institucionais também poderão apresentar propostas de painel temático.

A organização do painel pode incluir pesquisadores externos à Instituição.

Cada painel poderá ter, no máximo, duas horas e meia de duração.

As propostas para realização de painéis temáticos de Pesquisa devem ser elaboradas conforme roteiro específico disponibilizado no site dos eventos e enviadas pelo coordenador do painel à organização do Salão através do e-mail salao@unijui.edu.br, até o dia 04 de agosto de 2013.

O cronograma de realização dos painéis temáticos será elaborado pela Comissão Organizadora do Salão do Conhecimento 2013.

Publicação de Ensaio Teórico

Após a realização do painel temático, os pesquisadores/painelistas poderão desenvolver um ensaio teórico sobre o tema que contemple a discussão realizada. A reunião dos textos será publicada no mês de outubro/2013 nos Anais do Salão do Conhecimento. O ensaio teórico deverá ter no mínimo 5 e no máximo 15 páginas.

A modalidade de ensaio teórico visa contribuir com a pesquisa por meio de reflexões inovadoras na área. O formato diferenciado dos artigos tradicionais permite a realização de estudos aprofundados, decorrentes de um debate consistente com a comunidade científica.

O ensaio teórico consiste em exposição lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento pessoal. No ensaio há maior liberdade por parte do autor, no sentido de defender determinada posição sem que tenha que se apoiar no rigoroso e objetivo aparato de documentação empírica e bibliográfica.

O ensaio não dispensa o rigor lógico e coerência de argumentação e por isso mesmo exige grande informação cultural e muita maturidade intelectual. Daí muitos pensadores preferirem esta forma de trabalho para expor suas ideias científicas ou filosóficas.

"É uma exposição metodológica dos assuntos realizados e das conclusões originais a que se chegou após apurado exame de um assunto. O ensaio é problematizador, antidogmático e nele deve se sobressair o espírito crítico do autor e a originalidade" (Medeiros, 2000, p. 112).

Considere, ainda, as seguintes características do ensaio teórico:

  • Deve estar na vanguarda do conhecimento teórico da área;
  • Deve suscitar reflexões inovadoras sobre questões instigantes;
  • O texto deve ser profundo, não tratar o assunto com superficialidade;
  • Não deve ter forma de artigo (situação-problema, questão de pesquisa, objetivo, metodologia, resultados, etc.);
  • Deve apontar para pesquisas futuras instigantes e desafiadoras;
  • É desejável que tenha caráter de interdisciplinaridade;
  • O texto deve deixar transparecer o nível de maturidade acadêmica do autor;
  • O texto deve revelar uma linha de raciocínio bem estruturada, não confusa;
  • A plataforma teórica e a bibliografia não devem ser triviais, já muito debatidas;
  • O texto deve ser muito bem redigido, com estilo e sem erros gramaticais.

Calendário

Evento Data
Envio da proposta de Painel Temático por e-mail Até 04 de agosto de 2013
Realização do painel temático 11 a 13 de setembro de 2013
Submissão do ensaio teórico Até 30 de setembro
Revisão, editoração eletrônica e publicação Até 31 de outubro

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.