Outras notícias - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdos sites

Vida de Universitário

Está procurando sua sala de aula?

Conheça o aplicativo Unijuí

Baixe agora o aplicativo, localize-se na Unijuí e acesse rapidamente informações do portal da Universidade!

Encontre:

  • Mapas do Câmpus Ijuí, Sede Acadêmica e Câmpus Santa Rosa – Salas de aula, departamentos e laboratórios.
  • Portal da Universidade
  • Redes Sociais da Unijuí
  • Contatos
  • Próximos Eventos
  • Blog Tá Ligado

Ainda está com dúvidas?

No Guia do Estudante você vai saber um pouco mais sobre a Unijuí. Tire suas dúvidas sobre a solicitação de documentos, a matrícula, o acesso à biblioteca para consulta e retirada de livros, sobre a solicitação de bolsas e benefícios, entre outras.

Este guia busca auxiliá-lo nas diferentes questões acadêmicas, mas não esqueça que nas Secretarias dos Departamentos, na Secretaria Acadêmica, na Central de Informações, no Núcleo de Bolsas e Créditos ou em outros setores da Unijuí sempre terá alguém disposto a ajudá-lo.

Acesse o Guia do Estudante Unijuí.


2ª MoEduCiTec

Apresentação

A 2ª MoEduCiTec (Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica - O Protagonismo Estudantil em Foco), consiste num amplo espaço de interação e formação de estudantes e professores - da educação básica e superior, vinculados a todos os níveis e modalidades de ensino, em todas as áreas de conhecimento - pela socialização dos aprendizados e produções em Educação Científica e Tecnológica decorrentes do ensino vivenciado em salas de aula.

Os objetivos da Mostra se pautam em oportunizar, através das atividades de interação e socialização de conhecimentos/pesquisas, um espaço de aprendizagem de múltiplos saberes articulados com os trabalhos realizados nas escolas e nas universidades servindo de instrumentos para a qualificação da vida socioambiental e para a avaliação realimentadora das ações da Educação Científica e Tecnológica. Tem como intencionalidade aproximar os cidadãos mais e menos integrados ao mundo do trabalho, proporcionando trocas de experiências e conhecimentos entre diferentes contextos socioculturais e entre as redes que buscam oferecer uma melhor qualificação da Educação no Estado do Rio Grande do Sul.

Documentos

  1. Trabalhos Aprovados
  2. Regulamento da Apresentação
  3. Ficha para Solicitação de Materiais

Informações do Evento

Inscrições de trabalhos: Até 20 de agosto de 2016;

  • Cada autor poderá submeter até seis (6) trabalhos.
  • Serão aceitos no máximo 6 (seis) Autores (autor principal + professor orientador e + 4 coautores);
  • Quem realizar a inscrição, automaticamente será o autor do trabalho. É importante destacar, que para a certificação não haverá distinção entre autor e coautor. O “autor” será a referencia do trabalho inscrito durante a apresentação no dia do evento;
  • O texto deve ser inserido no template disponível no site do evento;
  • A revisão do texto é de responsabilidade dos autores
  • O trabalho deve ser inscrito na forma de resumo expandido, possuir de 3 a 5 páginas, nas modalidades descritas abaixo:
Inscreva-se

a) Relato de Experiência - esta modalidade de trabalho científico está voltada a descrições de experiências acadêmicas, assistenciais e extensão. Apresentados com estrutura constituída de: título; resumo; contexto do relato; detalhamento das atividades; análise e discussão do relato; considerações e referências. (Ver modelo Relato de Experiência).

b) Relatório técnico-científico - destinados à divulgação de pesquisas exploratória e experimental, apresentados com estrutura constituída de: Resumo; introdução; detalhamento metodológico; análise e discussão dos resultados; conclusões e referências. (Ver modelo Relatório Técnico-Científico).

  • O certificado será entregue no dia do evento;
  • A publicação do trabalho será online, no site do evento;

Inscrição: Gratuita;

Período do Evento: 29 de setembro de 2016, manhã e tarde;

Formato: Mostra do Trabalho Inscrito;

Local:Unijuí - Prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques

Equipe Organizadora:

  • Alessandro Hermann
  • Anagilda Bacarin Gobo
  • Eva Teresinha de Oliveira Boff
  • Gladis Marize Berno
  • Glaucio Carlos Libardoni
  • Ilaine Gehrke
  • Isabel Koltermann Battisti
  • Iselda Sausen Feil
  • José Augusto Fiorin
  • Juliana Aozani da Rosa
  • Lenir Basso Zanon
  • Lídia Alebrandt
  • Luiz Antonio Rasia
  • Maria Cristina Pansera de Araújo
  • Maristela L. S. Brizzi
  • Maristela Lang
  • Marli Dallagnol Frison (Coordenadora)
  • Nelson Toniazzo
  • Otavio Aloisio Maldaner
  • Paulo Carlan
  • Rúbia F. D. Hermann
  • Sonia B. Telles Drews
  • Taíse Possani
  • Tania Michel Pereira
  • Valdir José Sandri
  • Vera Lucia Trennepohl
  • Vídica Bianchi

Guia de Instruções

Caso não consiga visualizar, faça o download.

Caso não consiga visualizar, faça o download.


O evento

Período do Evento:

  • 25 a 29 de setembro de 2017

Local:

  • Campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos 

Tema do Evento:

  • A Matemática está em Tudo

Eventos do Salão do Conhecimento 2017:

 

XXII Jornada de Pesquisa

Destina-se à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas institucionais, bem como teses, dissertações e monografias, desenvolvidos por pesquisadores e por alunos de pós-graduação lato e stricto sensu, da UNIJUÍ e de outras instituições. 

XVIII Jornada de Extensão

Destina-se à apresentação de trabalhos resultantes de projetos/ações de extensão institucionais, experiências ou estágios desenvolvidos por docentes e/ou alunos da UNIJUÍ e de outras instituições.

XXV Seminário de Iniciação Científica

Destina-se à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas de alunos de graduação, bolsistas de iniciação científica e egressos dos cursos de graduação da UNIJUÍ e alunos de graduação de outras instituições. 

VII Seminário de Inovação e Tecnologia

Destina-se à apresentação de pesquisas com potencial de inovação, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes e associadas ou não a empresas. Também participam deste evento os bolsistas do PIBITI/UNIJUÍ, PIBITI/CNPq e PROBITI/FAPERGS.

VII Mostra de Iniciação Científica Júnior

Destina-se à apresentação de trabalhos de estudantes de ensino médio, bolsistas da modalidade PIBIC-Ensino Médio e trabalhos-destaque de feiras de ciências ou outros eventos semelhantes.


Cronograma

Divulgação dos Trabalhos Selecionados:

  • Até 15 de agosto de 2017

Divulgação do Cronograma de Apresentação de Pôster e Comunicações Orais:

Até 31 de agosto de 2017

Divulgação do Cronograma das Apresentações Orais dos Bolsistas:

Até 15 de setembro de 2017

Cronograma geral de apresentações por área:

Campus Ijuí

Campus Santa Rosa

Campus Três Passos

Campus Panambi

 


Inscrições

Submissão de trabalhos:                  

1ª etapa:

De 24 de abril a 19 de junho de 2017: R$ 60,00

Taxa adicional para o segundo trabalho: R$ 30,00

2ª etapa:

De 20 a 26 de junho de 2017: R$ 90,00

Taxa adicional para o segundo trabalho: R$ 30,00 

Bolsistas da UNIJUÍ:

De 03 a 20 de julho de 2017: R$ 60,00 

Observações:

  • Na inscrição de trabalho está incluso certificado digital para os autores com trabalhos selecionados e apresentados, que será disponibilizado no site do evento, na semana posterior ao período do evento.

  • Os autores dos trabalhos que desejarem participar do evento e obter certificado com carga horária de 20 horas, deverão se inscrever como Participante.

  • A inscrição de trabalho no evento ainda contempla descontos especiais na Editora Unijuí e o brinde do evento (uma unidade por inscrição).

Inscreva-se

Participante:

As atividades do Salão do Conhecimento são abertas e gratuitas a todos os interessados, mas os participantes que desejarem receber certificado com carga horária de 20 horas deverão realizar inscrição em uma das seguintes etapas:

 1ª etapa:

De 24 de abril a 31 de agosto de 2017: R$ 30,00

2ª etapa:

De 01 a 26 de setembro: R$ 30,00

Observação: Os participantes que optarem por se inscrever na segunda etapa não receberão o brinde do evento.

As taxas de inscrição poderão ser pagas nos caixas da UNIJUÍ, pela internet, com cartão de crédito, ou em qualquer estabelecimento bancário ou agência lotérica.

Inscreva-se

 


Painéis Temáticos da Pesquisa

Objetivo

Promover a socialização de temas e problemas trabalhados pelos Grupos Institucionais de Pesquisa.

Composição

O painel temático deverá ser articulado para que seja um espaço de apresentação e discussão de no mínimo 2 e no máximo 4 pesquisadores/painelistas de uma mesma área de conhecimento ou de diferentes áreas, unidos por tema de interesse comum.

Normas

Os painéis temáticos são organizados pelos painelistas em torno de uma temática e alguns subtemas.

De acordo com as normas previstas na Resolução dos Grupos de Pesquisa, em seu “Art.7º, inciso I, alínea c”, um dos critérios para manutenção do grupo de pesquisa é a sua participação anual no Salão do Conhecimento na modalidade “painel temático”. No entanto, pesquisadores que ainda não participam de grupos de pesquisa institucionais também poderão apresentar propostas de painel temático.

A organização do painel pode incluir pesquisadores externos à Instituição.

Cada painel poderá ter, no máximo, duas horas e meia de duração.

As propostas para realização de painéis temáticos de Pesquisa devem ser elaboradas conforme roteiro específico disponibilizado no site dos eventos e enviadas pelo coordenador do painel à organização do Salão através do e-mail salao@unijui.edu.br, até o dia 04 de agosto de 2013.

O cronograma de realização dos painéis temáticos será elaborado pela Comissão Organizadora do Salão do Conhecimento 2013.

Publicação de Ensaio Teórico

Após a realização do painel temático, os pesquisadores/painelistas poderão desenvolver um ensaio teórico sobre o tema que contemple a discussão realizada. A reunião dos textos será publicada no mês de outubro/2013 nos Anais do Salão do Conhecimento. O ensaio teórico deverá ter no mínimo 5 e no máximo 15 páginas.

A modalidade de ensaio teórico visa contribuir com a pesquisa por meio de reflexões inovadoras na área. O formato diferenciado dos artigos tradicionais permite a realização de estudos aprofundados, decorrentes de um debate consistente com a comunidade científica.

O ensaio teórico consiste em exposição lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento pessoal. No ensaio há maior liberdade por parte do autor, no sentido de defender determinada posição sem que tenha que se apoiar no rigoroso e objetivo aparato de documentação empírica e bibliográfica.

O ensaio não dispensa o rigor lógico e coerência de argumentação e por isso mesmo exige grande informação cultural e muita maturidade intelectual. Daí muitos pensadores preferirem esta forma de trabalho para expor suas ideias científicas ou filosóficas.

"É uma exposição metodológica dos assuntos realizados e das conclusões originais a que se chegou após apurado exame de um assunto. O ensaio é problematizador, antidogmático e nele deve se sobressair o espírito crítico do autor e a originalidade" (Medeiros, 2000, p. 112).

Considere, ainda, as seguintes características do ensaio teórico:

  • Deve estar na vanguarda do conhecimento teórico da área;
  • Deve suscitar reflexões inovadoras sobre questões instigantes;
  • O texto deve ser profundo, não tratar o assunto com superficialidade;
  • Não deve ter forma de artigo (situação-problema, questão de pesquisa, objetivo, metodologia, resultados, etc.);
  • Deve apontar para pesquisas futuras instigantes e desafiadoras;
  • É desejável que tenha caráter de interdisciplinaridade;
  • O texto deve deixar transparecer o nível de maturidade acadêmica do autor;
  • O texto deve revelar uma linha de raciocínio bem estruturada, não confusa;
  • A plataforma teórica e a bibliografia não devem ser triviais, já muito debatidas;
  • O texto deve ser muito bem redigido, com estilo e sem erros gramaticais.

Calendário

Evento Data
Envio da proposta de Painel Temático por e-mail Até 04 de agosto de 2013
Realização do painel temático 11 a 13 de setembro de 2013
Submissão do ensaio teórico Até 30 de setembro
Revisão, editoração eletrônica e publicação Até 31 de outubro

Sub-categorias

  • Conteúdo Autenticado
  • Fidene
  • Educação Continuada
  • Serviços Informática
  • Estrutura de apoio
  • Não categorizado
  • Biblioteca
  • Institucional
  • Cultura
  • Futuro aluno
  • Extensão

    A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local.

    A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Estas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada.

    Além disso, a Universidade incentiva os projetos de extensão pela concessão de bolsas para estudantes, realização de convênios com instituições e entidades comunitárias e produção de materiais de divulgação do conhecimento, dentre outros.

    • Projetos - Conheça os projetos desenvolvidos.
    • Comunidade - Promovendo o desenvolvimento regional através de ações comunitárias, sociais e culturais.
    • Cultura - Promovendo e apoiando projetos culturais.
  • Pesquisa e inovação

    A Unijuí assume como uma de suas responsabilidades primeiras, enquanto instituição universitária, contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País através da pesquisa. A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional.

    Incentivando a pesquisa

    • Pesquisador - Anualmente são abertos editais para professores e alunos que tenham interesse em desenvolver pesquisa.
    • Aluno - Saiba como participar dos programas de bolsas de iniciação científica e iniciação tecnológica e inovação.
    • Assessoramento - Suporte técnico ao pesquisador, apoio para captar recursos e promover parcerias.

    Conectando universidade-empresa

    • Empreendedorismo - Incentivando a criação de sua empresa, oferecendo a infraestrutura e o suporte na administração de seus negócios.
    • Inovação tecnológica - Apoio à inovação e à transferência de tecnologia.
  • Editora Unijuí
  • Bolsas, financiamentos e benefícios

    Comprometida com a inclusão social de acadêmicos no ensino superior, a Unijuí oferece um conjunto de programas de bolsas e créditos educacionais, que possuem como fontes a União e a própria Universidade.

    Estes benefícios tem sua ação voltada a auxiliar o estudante, durante sua permanência na Universidade, estabelecendo o diálogo com os órgãos institucionais e sua integração à vida universitária.


    Eles são divididos nas seguintes categorias:




  • Eleições
  • Site Internacional
  • Serviços Unijuí

    A UNIJUÍ como promotora do desenvolvimento regional se constitui um espaço de articulação de iniciativas em diversas áreas, entre elas, a prestação de serviços. A seguir, conheça os serviços prestados pela Universidade para a comunidade.


  • Vida de Universitário
  • Salão do Conhecimento
  • Assessoria e Serviços Comunitários

    A FIDENE desenvolve através da Assessoria e Serviços Comunitários (ASC) atividades voltadas às ações e aperfeiçoamento de órgãos de caráter público e privado, através da qualificação e capacitação de gestores públicos municipais, com a programação de cursos, oficinas, palestras, seminários entre outros a fim de implementar uma gestão eficiente e eficaz , também especializada no desenvolvimento e execução de concursos públicos e processos seletivos, com ampla experiência no segmento, tendo como princípios administrativos, a Legalidade, Impessoalidade, Publicidade, Moralidade e Eficiência.

    Responsável também, pela preparação de recursos humanos para atuar nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), em convênio com o DETRAN RS – Departamento Estadual de Trânsito do RS, denominado Instrutor de Trânsito.

  • Extravestibular
  • Congresso Internacional em Saúde
  • Vestibular
  • Talentos Unijuí
  • Programas Acadêmicos
  • App

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.