Produtores de peixe de Ajuricaba participam de capacitação sobre empreendedorismo - Unijuí

Além da capacitação realizada na Criatec, os produtores degustaram produtos à base de peixe desenvolvido a partir de pesquisa na Unijuí.

Nos laboratórios da Unijuí, pesquisadores e bolsistas trabalham há meses para criar novos produtos alimentícios à base de peixe. E, com o resultado deste trabalho, produtores de peixe do município de Ajuricaba poderão, em um futuro próximo, incrementar a renda de suas famílias e criar novas oportunidade de mercado. Até o momento dois novos produtos estão em fase de testes avançados: empanado e biscoito, ambos com variação com e sem glúten.

Nesta quarta-feira, produtores daquele município estiveram na Unijuí para conferir de perto os produtos desenvolvidos em pesquisas nos laboratórios da Universidade, no projeto “Desenvolvimento de novos produtos alimentícios a base de peixes”. Além de degustarem dos pratos, os produtores também tiveram a oficina “Empreender no Campo”, a cargo do SEBRAE. “Os produtores precisam fazer as coisas não apenas por necessidade, também é necessário agir por oportunidade. E a oportunidade está aí”, salienta o engenheiro agrônomo Antonio de Leon Valente, que ministrou a oficina.

O evento teve a organização da Unijuí por meio da Agência de Inovação e Tecnologia - AGIT da Universidade.

Os produtos foram produzidos com peixes fornecidos pela Cooperativa de Piscicultores de Ajuricaba e Nova Ramada (COOPRANA) e com cereais doados por uma empresa de Ajuricaba, a Saboreal. O Projeto é desenvolvido com incentivos da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul.

“Esse projeto tem uma grande importância em razão da transferência tecnológica. Estamos na fase de laboratório, vamos chegar em uma receita padrão. E, após essa etapa, ela vai para uma produção maior na Unipeixe, dentro do município de Ajuricaba, onde os produtores vão assumir essa tecnologia”, observa a Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Evelise Moraes Berlezi.

Além do incentivo aos produtores, os novos produtos à base de peixe vão fazer parte da alimentação escolar no município de Ajuricaba. “Esses produtos já foram degustados pelos alunos da rede municipal de Ajuricaba e tiveram boa aceitação. Cabe agora aos empreendedores na Cooperativa conseguir reproduzir em grande escala”, salienta Samir Rodrigo Bertollo, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ajuricaba.

Confira o depoimento do produtor Sergio Antonio Andriguetto

Saiba mais sobre o projeto em uma Reportagem Especial.