Unijuí participa de Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí participa de Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento

 
 

No evento, as professoras Arlete Regina Roman e Rosane Gonçalves Mastella, do DCVida, apresentaram dois trabalhos, com o seguinte viés: “Acolhendo experiências e irradiando mudanças”.

A Unijui esteve presente no IV Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, realizado em Brasília neste mês de novembro, desenvolvendo a temática: Concepção Consciente, Nascimento Seguro, Experiência Respeitosa, Primeira Infância Melhor. 

As professoras Arlete Regina Roman e Rosane Gonçalves Mastella, do DCVida, apresentaram dois trabalhos, com o seguinte viés: “Acolhendo experiências e irradiando mudanças”. 

O primeiro trabalho “As evidências científicas em um curso de especialização: contribuições para o resgate da natureza”, apresentado pela professora Arlete, relata a construção do projeto de Especialização em Enfermagem Obstétrica, a ser desenvolvido na UNIJUI 2017. 

Já o segundo trabalho, realizado professora Rosane, é a atividade desenvolvida na instituição em 2016, o Cheirinho de Bebê no Ar, programa que foi ao ar na Unijuí FM, em outubro, com as participações da jornalista Carine Da Pieve e das professoras Karina Rios, Kenia Freire e Arlete Regina Roman. 

O objetivo da Conferência foi facilitar o intercâmbio de saberes entre pesquisadores, dar visibilidade a experiência exitosas de humanização e redução de cesáreas desnecessárias no Brasil e no exterior, e discutir novos conceitos e experiências sobre o nascimento fisiológico nas diferentes culturas e sociedade. 

Esther Vilela, Coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, afirmou que a Rede Cegonha, enquanto programa estratégico do Ministério, vem contribuindo efetivamente para a mudança nas práticas e atitudes profissionais e da sociedade, apontando para uma mudança no modelo de cuidado à concepção, nascimento e infância. 

A IV Conferência foi promovida pela Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento – REHUNA e com apoio do Ministério de Saúde do Brasil, CAPES, CLAP/OPAS/OMS, Fundo das Nações Unidas para População, Secretaria de Políticas para as Mulheres. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.