Unijuí realiza primeira coleta e transferência de embriões no IRDeR - Unijuí

Unijuí realiza primeira coleta e transferência de embriões no IRDeR

Procedimento foi realizado durante aula da Pós-Graduação em Clínica de Bovinos de Leite.

No sábado, 29 de abril, durante aula prática da Pós-Graduação em Clínica de Bovinos de Leite, foi realizado o primeiro procedimento de coleta e transferência de embriões em vacas do Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR). “Essa é uma tecnologia que ainda não é consolidada e amplamente difundida na região, mas com o treinamento destes alunos na Pós-Graduação, esperamos que esta biotécnica de reprodução esteja em breve à disposição dos produtores de leite”, afirma a coordenadora do curso, professora Denize da Rosa Fraga.

Denize explica que a técnica consiste na seleção de uma doadora (vaca de grande potencial genético), que é superovulada e inseminada. Após sete dias da inseminação, os embriões são coletados e transferidos para as receptoras (vacas que servem como barriga de aluguel). Os embriões coletados também podem ser congelados para serem comercializados ou utilizados futuramente.

No procedimento realizado no IRDeR, foram coletados embriões de três vacas da raça Jersey. “No total coletamos 20 embriões e transferimos seis, um para cada barriga de aluguel (vacas da raça holandesa). Daqui a 30 dias vamos confirmar a gestação e estamos confiantes que as fêmeas emprenhem”, diz a professora. Os embriões que sobraram foram congelados e serão transferidos no futuro. Essa técnica é utilizada com a finalidade de disseminar rapidamente a genética de fêmeas de grande potencial de produção de leite, visto que a partir dela é possível escolher quem vai ser a mãe e o sêmen que vai ser utilizado (pai) dos embriões.