“A experiência de convívio em outro país e cultura diferentes é enriquecedora" - Unijuí

“A experiência de convívio em outro país e cultura diferentes é enriquecedora"

A doutoranda do PPGEC/UNIJUÍ, Solange Castro Schorn, orientanda do professor Dr. Otávio Maldaner, iniciou doutorado sanduíche no Centro de Investigação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - FPCEUC – Portugal.

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação é uma unidade orgânica de ensino e investigação da Universidade de Coimbra que visa à produção de conhecimento científico, através da realização de investigação fundamental e aplicada, conducente à sua afirmação enquanto centro de excelência nos domínios do saber que cultiva.

Em Coimbra Solange Schorn está sendo orientada pela professora Dra. Cristina Vieira e com seu acompanhamento, vem participando de conferências, seminários, reuniões e aulas sobre questões de gênero, aprendizagem cooperativa, educação para o futuro e metodologias de investigação, campo de atuação da Dra. Cristina.

No dia 02 de maio participou da primeira sessão da Oficina de Formação Estratégica em Aprendizagem Cooperativa para professores do 1° Ciclo do ensino básico com as professoras Dra. Cristina Vieira, Dra. Graça Bidarra e sua orientanda Doutoranda Sofia Gonçalves responsável pelo projeto. Solange Schorn participará de todo o trabalho como investigadora e observadora, tendo em vista que a atividade sobre aprendizagem em grupos contempla a questão dos grupos sobre a educação socioemocional e, portanto, vai ao encontro de seu tema de investigação.

Em 03 de maio ela assistiu à palestra Gênero, Liderança Política e Representações Midiáticas com a Dra. Carla Martins da Universidade Lusófona de Lisboa que esteve em Coimbra a convite da Professora Dra. Cristina Vieira para uma atividade com as alunas do curso de Psicologia.

Nos próximos dias a doutoranda Solange Schorn fará visitas nas instituições de ensino de Coimbra para conhecer o espaço escolar, a proposta pedagógica e iniciar as entrevistas com as coordenadoras pedagógicas, atividades que possibilitarão realizar uma análise comparativa sobre as compreensões socioemocionais em ambos os países Brasil/Portugal.

“A experiência de convívio em outro país e cultura diferentes é enriquecedora. Quatro meses aqui representam um momento importante e necessário para abrir horizontes, adquirir novos conhecimentos, ampliar oportunidades de estudos e trabalho, enriquecer o repertório cultural e a experiência individual. Sinto-me privilegiada em fazer esse intercâmbio”, relata.