Pesquisa avalia características empreendedoras de proprietários de empresas de serviços - Unijuí

Pesquisa realizada por estudantes do Curso de Administração da Unijuí avaliou características empreendedoras de 130 gestores e proprietários de empresas de serviços da Região Fronteira Noroeste.

O empreendedor é um indivíduo que é capaz de identificar oportunidades no mercado por meio de uma aguçada sensibilidade no campo dos negócios. Ele busca transformar uma ideia ou oportunidade em uma forma de gerar negócios que procuram atender os desejos de um público consumidor e também satisfazer suas necessidades de realização profissional.

Buscando compreender esse fenômeno, alunos da disciplina de Administração Empreendedora, do Curso de Administração da Unijuí Campus Santa Rosa, realizaram uma pesquisa com 130 empreendedores de empresas de serviços da região Fronteira Noroeste.  O estudo, denominado “Perfil do Empreendedor Setor de Serviços”, objetivou identificar características empreendedoras destas pessoas que criaram seus próprios negócios, cuja análise dos dados foi realizada pelas acadêmicas Caciane Marcon, Caroline Jaster, Ângela Vanzella e Patrícia Rebelatto.

Foram avaliadas as principais características empreendedoras, classificando-as na ordem que os empresários julgavam mais importantes para a obtenção de sucesso em seus negócios. Foram apresentadas aos empresários 30 características, agrupadas em seis dimensões, sendo elas: (1) Comprometimento e Determinação, (2) Obsessão pelas Oportunidades, (3) Tolerância ao Risco e Incertezas, (4) Criatividade, Autoconfiança e Habilidade de Adaptação, (5) Motivação e Superação e (6) Liderança. De acordo com os empresários entrevistados, as 10 características consideradas mais importantes para que se empreenda com sucesso no setor de serviços são:

Além das características empreendedoras, as alunas geraram uma pontuação a partir das respostas de cada empresário, buscando avaliar o desempenho de acordo com uma escala que mede o potencial empreendedor dos pesquisados. Os resultados evidenciaram que 58,5% dos empresários tiveram entre 120 e 150 pontos, o que considera que o indivíduo possui características comuns aos empreendedores de sucesso e tem capacidade de se diferenciar no mundo dos negócios. Um grupo formado por 40% obtiveram de 90 a 119 pontos, o que demonstra a presença de características e comportamento empreendedor, mas que ainda necessita equilibrar pontos ainda fracos com os pontos já fortes. Apenas 1,5% ficaram com pontuação de 60 a 89 pontos, que demonstram que há mais pontos fracos do que fortes no que tange ao comportamento empreendedor.

Para o professor Luciano Zamberlan, coordenador do Curso e que também esteve à frente desta disciplina, pesquisas desta natureza proporcionam aos alunos uma aproximação com os empreendedores, possibilitando compreender como ocorrem as decisões e os processos para a criação de um negócio e também compreender melhor as características dos empreendedores. “Dessa forma é possível discutir, a partir das experiências dos empresários e da fundamentação teórica, quais são os aspectos que mais devem ser levados em conta pelos acadêmicos que pretendem empreender no futuro.  E permitiu desenvolver nos alunos a capacidade analítica e a reforçar aspectos que são importantes para que eles próprios possam vir a empreender no futuro”, finaliza.