Unijuí vai realizar atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí vai realizar atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, estimular a curiosidade e a inovação, a Unijuí vai se engajar nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Governo Federal. De 21 a 30 de outubro de 2017, a Universidade vai realizar uma série de atividades tendo como temática “A Matemática está em tudo”, tema oficial da Semana e que já foi trabalhada no Salão do Conhecimento e Feira Regional de Matemática este ano.

Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, “esta iniciativa, que surge do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), é muito importante, já que permite, através de uma ação coordenada das instituições de ensino superior, colocar em pauta o impacto da pesquisa no desenvolvimento do pais e no cotidiano das pessoas. Particularmente, a Unijuí priorizou para essa semana iniciativas que darão continuidade a atividades importantes realizadas durante o ano, como a I Feira Regional de Matemática e a exposição do Programa de Modelagem Matemática da instituição”, observa.

                 

Confira a Programação

- De 21 a 30 de outubro, serão desenvolvidas atividades em escolas de Ijuí e região, ressaltando a Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia, e o tema deste ano, e, assim, a importância da Ciência e da Tecnologia na sociedade em geral. As ações fazem parte do desenvolvimento do Estágio Supervisionado em Tecnologias de Informação e da Comunicação do Curso de Graduação em Matemática, que abordam conceitos e softwares desta área do conhecimento.

- No dia 21 de outubro, participação do PIBID no evento “Centenário em Movimento”, que ocorrerá na Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário; 

- No dia 25 de outubro, em evento alusivo ao Dia C da Ciência, a Universidade vai realizar uma série de atividades em escolas de Ijuí e região. Espera-se que essa atividade passe a ser realizada anualmente, sempre no período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, criando então a cultura do Dia C da Ciência Brasileira. 

- Pontualmente no dia 25 de outubroserão desenvolvias atividades nas seguintes escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha – Ijuí/RS; Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário – Ijuí/RS; Escola Técnica Estadual 25 de Julho – Ijuí/RS; Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde – Panambi/RS. 

- Nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, serão promovidas duas palestras com palestrantes da Rede de Feiras de Matemática do Estado de Santa Catarina. O objetivo é a capacitação de gestores, avaliadores e orientadores através de acompanhamento e processo de formação. As palestras serão direcionadas a alunos do Ensino Superior principalmente dos cursos de Matemática e Pedagogia, Professores do Ensino Superior e Básico, gestores de instituições de Ensino Superior e Básico de Ijuí, Santa Rosa, Ibirubá, Panambi e Bagé. 

Tema já está em evidência na Unijuí

O tema “A matemática está em tudo” já vem sendo amplamente trabalhado pela Unijuí ao longo de 2017, sendo que o Salão do Conhecimento, que dedica uma semana inteira para a divulgação científica na Universidade desenvolveu o mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 

Mais de 2 mil participantes tiveram a oportunidade de prestigiar as comunicações orais e apresentações em pôsteres durante o Salão. Foram inscritos trabalhos completos e resumos expandidos em nove áreas do conhecimento (A Matemática está em tudo; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias e Linguística, Letras e Artes), totalizando 164 trabalhos completos, 450 Resumos Expandidos e mais 207 Resumos Expandidos de Bolsistas. 

Também foi realizado na Unijuí, a 1ª Feira Regional de Matemática no Noroeste do Estado. O evento reuniu estudantes da rede pública e particular de ensino de toda a região, que apresentaram trabalhos visando a sistematização dos projetos que envolvam conceitos matemáticos nos espaços educativos. Foram 81 trabalhos inscritos no total.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.