Pesquisadores do curso de Ciências Biológicas realizam expedição científica no Pampa/RS - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Nos dias 23 a 25 de outubro, as professoras Mara Tissot-Squalli e Juliana Fachinetto, acompanhadas de três jovens pesquisadores, Agatha do Canto Shubeita, Maicon S. Schreiber e Andressa Palharini Machado, estudantes do quarto e décimo semestres do curso Ciências Biológicas, estiveram em Manoel Viana, RS.

O grupo foi até a região, famosa por seus processos de desertificação e suas praias de água doce, para realizar pesquisas com algumas espécies de plantas da família Eriocaulaceae que ocorrem naqueles locais. A pesquisa foi motivada pelo desejo da estudante Andressa em realizar a observação dos visitantes florais em seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Além das atividades de coleta e observação das Eriocaulaceae, a possibilidade de conhecer outras espécies da fauna e flora e as incríveis paisagens da região encantaram a todos.

O Curso conta com o grupo de pesquisa Biodiversidade e Ambiente (AMBIO), no qual os acadêmicos, orientados pelos professores pesquisadores do curso, realizam atividades nas mais diversas áreas do estudo da vida. Esta e outras expedições são realizadas com o objetivo de inserir os estudantes na pesquisa, a qual é parte da atuação do biólogo no mercado de trabalho. Ainda, estimula os mesmos no desenvolvimento e descoberta de talentos, como o revelado pelo Maicon na fotografia.

Aranha escondida em baixo da inflorescência de Syngonanthus caulescens aguardando

um visitante floral cair em sua armadilha. Foto: Maicon S. Schreiber.