Atividade na Praça marcou o Dia da Prematuridade - Unijuí

Atividade na Praça marcou o Dia da Prematuridade

Para marcar o Dia Mundial da Prematuridade (17 de novembro), o Projeto de Pesquisa Institucional: Acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento Neuropsicomotor em Prematuros (Projeto Prematuros), realizou uma atividade cultural na Praça da República, em Ijuí, para toda a comunidade, no último sábado, dia 9 de dezembro.

O objetivo foi conscientizar a população a respeito da temática. No mundo, cerca de 10% dos bebês nascem prematuros (antes de 37 semanas de gestação). No Brasil cerca de 300 mil partos por ano acontecem de forma prematura. Em Ijuí, no ano de 2016, 8.9% dos bebês nasceram prematuros.

Na programação, conscientização em um momento cultural para a comunidade na Praça da República com o apoio da Unimed e Secretaria Municipal de Saúde, representada pelo Comitê Materno Infantil. E das fotógrafas Simone e Simara, que realizaram uma exposição fotográfica.

Participaram da atividade o Departamento de Ciências da Vida com os cursos de Fisioterapia, representado pela professora Simone Zeni Strassburger, coordenadora do projeto, de Enfermagem com as professoras Joseila Sonego Gomes e Angélica Cembranel Lorenzoni e curso de Nutrição, com as professoras Pâmela Fantinel Ferreira e Aline Dutra Madalozzo, bolsistas e estudantes, pais e bebês que participam do projeto.

Ao final do evento, foi realizada uma homenagem em forma de música aos pais e bebês participantes do projeto.

O Projeto Prematuros existe desde 2016 com o objetivo principal de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento neuropsicomotor de bebês prematuros após a alta da UTI neonatal até os 3 anos de vida. Atualmente, o projeto conta com a participação de 67 famílias, algumas somente em avaliação e outras com o trabalho da estimulação precoce que também faz parte do projeto em forma de extensão universitária. Tanto o projeto como o evento contam com o apoio da ONG prematuridade.com da Associação Brasileira de Pais de Bebês Prematuros.