Grupo de estudos da UNIJUÍ tem aprovação de cinco egressos em programas de pós-graduação - Unijuí

Grupo de Estudos do curso de Engenharia Civil de 2017

O Núcleo de Estudos em Construção e Sustentabilidade (NECS) é um grupo de estudos do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, voltado ao desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica na área da construção civil.

Foi criado com o objetivo de proporcionar aos estudantes do curso de engenharia civil um espaço de discussão e aprofundamento teórico. Oportunizando atividades de iniciação científica e fomentando a integração entre as diversas áreas do conhecimento que formam os eixos temáticos do curso.

Mesmo sendo um projeto jovem, iniciou suas atividades em 2014, o grupo está colhendo bons resultados e alcançando destaque na região. De acordo com o coordenador do NECS, professor Éder Claro Pedrozo, somente no ano de 2017 foram mais de 100 publicações em capítulos de livros, artigos, revistas, artigos em eventos científicos, resumos expandidos e resumos.

“O reconhecimento também pode ser mensurado pelo resultado que os egressos do grupo obtiveram em seleções para programas de pós-graduação. Os cinco alunos que concluíram seus estudos no segundo semestre de 2017 foram aceitos em programas de mestrado”, destaca Éder.

Participar do Núcleo de Estudos em Construção e Sustentabilidade

Para fazer parte do grupo os estudantes precisam participar de um processo de seleção, no qual são verificados os currículos e os candidatos são chamados para entrevista. Estão aptos a participar do grupo de estudos, os acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil da UNIJUÍ ou também, acadêmicos de cursos das áreas afins, que possam contribuir com as temáticas trabalhadas pelo grupo.

“Atualmente, contamos com 12 alunos voluntários, que disponibilizam em média 10hs de estudos por semana e desenvolvem trabalhos nas áreas da avaliação da pós-ocupação em habitações de interesse social, do desenvolvimento de novos materiais de construção e pavimentação, da análise numérica de estruturas, do reuso de águas e, também, do conforto ambiental e da eficiência energética. Todos perpassando pelo viés da sustentabilidade ambiental e sob a orientação de professores do curso”, ressalta o coordenador do NECS.

Créditos Imagem: Jornal Gazeta Regional