Cresce o mercado de trabalho para profissionais da saúde - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cresce o mercado de trabalho para profissionais da saúde

A área da saúde tem apresentado uma crescente demanda por profissionais das diferentes especialidades.

Com o processo de envelhecimento populacional no país, e as várias doenças crônicas, como distúrbios alimentares, estresse, lesão por esforço repetitivo, entre outras, cada vez mais se tem a necessidade de profissionais capacitados para o atendimento destes pacientes.

O processo de envelhecimento populacional no Brasil se tornará ainda mais intenso a partir das próximas décadas. Entre 2000 e 2025 estima-se que a proporção da população com 60 anos e mais aumente de 8% para 15% e subsequentemente para 24% no ano 2050 (Nações Unidas, 2005). Este é um fenômeno novo e surpreendente, em que pela primeira vez na história da humanidade a faixa etária superior aos 60 anos é a que mais cresce. Nas últimas décadas o idoso brasileiro se tornou um protagonista social cada vez mais visível, ocupando espaço na mídia e ganhando a atenção do mercado de consumo, do lazer e do turismo, exigindo cada vez mais produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades e anseios. Esta nova realidade abriu outro campo de trabalho crescente nas áreas correlacionadas à saúde. Os idosos são a parcela da população que mais precisa de cuidados de profissionais destas áreas como fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos.

Além dos campos de atuação já consagrados destas áreas, como hospitais, farmácias, clínicas, consultórios particulares e atendimentos domiciliares em diferentes faixas etárias, especialmente na região de Ijuí, que é pólo em saúde, os profissionais da área da saúde tem multiplicado as oportunidades de atuação com o crescente número de idosos; além das doenças cardiovasculares que afetam cada vez mais pessoas de faixas etárias distintas e dos distúrbios alimentares e obesidade, cada vez mais freqüentes. Farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas têm seus campos de atuação ampliados com o atual cenário.

Há uma necessidade real de formação de mais e mais profissionais na área da sáude, que possam contribuir para uma atenção ao idoso, e as doenças deste século, tidas como doenças da modernidade, sempre com bases humanísticas e, ao mesmo tempo, compatíveis com a realidade sócio-econômica do país, a partir destes conceitos que a UNIJUÍ busca formar seus profissionais com conceito humanístico e embasados na realidade.

Enfermagem:

O curso de Enfermagem da UNIJUÍ prepara o profissional para cuidar das pessoas nas diferentes etapas da vida. Os acadêmicos são preparados para planejar e gerenciar o cuidado com pessoas saudáveis e doentes em hospitais e em unidades de saúde pública ou privada. Outras informações sobre o curso.

 

 

 

 

Farmácia:

O curso de Farmácia da UNIJUÍ disponibiliza 16 laboratórios e tem na utilização racional de medicamentos é uma preocupação constante do profissional farmacêutico. Ele deve ter conhecimento de todo o processo relacionado ao medicamento, desde a pesquisa e desenvolvimento até a avaliação dos efeitos. Além disso, o profissional formado pela UNIJUÍ será capacitado para a análise de materiais biológicos e alimentos, realizando análises, interpretando-as, emitindo laudos e se responsabilizando por eles. Outras informações sobre o curso.

 

 

 

 

Fisioterapia:

Os fisioterapeutas formados pela UNIJUÍ recebem formação é generalista e assim, destacam-se as atividades práticas e os estágios curriculares que inserem o acadêmico em Unidades Básicas de Saúde, na atenção ambulatorial (clínicas, spas, APAEs, casas geriátricas) e hospitalar (UTI, CACON, leitos). A UNIR - Unidade Reabilitação Física de Nível Intermediário - serviço do SUS está na UNIJUÍ e consolida-se como mais um espaço para a realização de estágios dos acadêmicos. Outras informações sobre o curso.

 

 

 

 

Nutrição:

O curso de Nutrição da UNIJUÍ capacita o profissional para atuar em três grandes áreas: Nutrição em Saúde Coletiva, Nutrição Clínica e Alimentação Institucional. O Nutricionista formado pela UNIJUÍ é preparado para conhecer as características de cada alimento e assim avaliar as necessidades nutricionais das pessoas e prescrever dietas equilibradas. Outras informações sobre o curso.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.