Profissional de Ciências Contábeis tem um papel social de grande importância - Unijuí

Profissional de Ciências Contábeis tem um papel social de grande importância

O profissional da área de Ciências Contábeis é imprescindível a qualquer empresa, para o controle, desempenho e evidenciação do envolvimento com a sustentabilidade organizacional a partir do tripé econômico, social e ambiental.

Este profissional deve estar devidamente habilitado, e dispor de conhecimentos específicos e atualizado com as constantes mudanças nos cenários mundiais.

O curso de Ciências Contábeis da UNIJUÍ prepara o profissional para o mundo dos negócios com consciência social e ambiental, capaz de conceber, implementar e gerenciar sistemas de informação e controles gerenciais. Além disso, o profissional é capacitado para coordenar todo o processo de geração, análise e comunicação de informações contábil-gerenciais, necessárias para a tomada de decisões. Como controller, esse profissional tornou-se um gestor de informações junto das organizações empresariais, atuando com técnica e conhecimento global nas práticas da sua profissão.

O mercado de trabalho é amplo e compreende a atuação enquanto pesquisador e professor em instituições de ensino superior, em empresas de serviços de contabilidade, em empresas privadas  em geral, em instituições públicas, órgãos públicos, em pericias contábeis, auditorias, consultorias, assessorias, entre outras possibilidades.

Diferenciais na UNIJUÍ

- Laboratório de Contabilidade informatizado, que permite ao acadêmico estar em contato com a prática profissional;

- Banco de dados, com currículos dos alunos e egressos, convênios com empresas, bancos, cooperativas, prefeituras, que possibilitam a inserção no mercado profissional;

- Um conjunto de disciplinas (15%) podem ser cursadas a distância;

- O aluno pode frequentar aulas em Ofertas Integradas de Disciplinas dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas em qualquer um dos quatros câmpus da Unijuí (Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos);

- Eventos como Semana Acadêmica e Simpósio de Contabilidade do Mercosul, viagens de estudos para integração, atualização e socialização dos conhecimentos;

- Participação em eventos externos, cursos, seminários, convenções, encontros de estudantes.