Medicina Veterinária: muito além do amor pelos animais - Unijuí

Medicina Veterinária: muito além do amor pelos animais

Uma das maiores motivações dos médicos veterinários no momento de escolher a profissão é a ligação afetiva que têm com os animais.

Tradicionalmente, as pessoas acham que veterinário é aquele que toma conta dos cães e gatos domésticos, e dos cavalos das fazendas. 90% dos alunos iniciam o curso motivados pelo afeto e, ao longo da graduação, se surpreendem ao descobrir novas possibilidades dentro da carreira.

Mas, o grande leque de opções do veterinário dá a oportunidade de atuação em vários campos de conhecimento: saúde pública veterinária, docência, defesa e vigilância sanitária animal, clínicas e hospitais, laboratórios, veterinária esportiva, entre outros.

O Curso

O curso de Medicina Veterinária tem duração de cinco anos em período integral, aborda disciplinas como anatomia, histologia e embriologia dos animais, fisiologia, parasitologia, imunologia, zootecnia, genética, farmacologia, clínicas médica e cirúrgica. Durante o curso, são desenvolvidas atividades em laboratórios, propriedades rurais e hospitais veterinários, além de estágios.

Infraestrutura do curso

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário é composto por três blocos utilizados para o atendimento a pequenos animais. Para além de ser utilizado nas aulas e em pesquisas vinculadas ao Curso de Medicina Veterinária, presta serviços à comunidade, como Consultas, Cirurgias em Geral, Cirurgias Especializadas (ortopédicas, oncológicas e torácicas), remoção de tártaro e outras intervenções odontológicas, imobilizações temporárias ou definitivas de fraturas, uso da quimioterapia e transfusões sanguíneas, Exames de Raio-X, Ultrassom, Exames de sangue, urina, fezes e histopatológicos, incluindo necropsias.

IRDER

O Instituto Regional de Desenvolvimento Rural, mais conhecido como IRDeR, é um espaço para realização de pesquisas, trabalhos, dissertações e teses de doutorado. Estudantes de Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia, Química e Geografia, utilizam da área para ações de extensão, como reposição e recuperação florestal, avaliação e redução de impactos ambientais, desenvolvimento sustentável, educação e formação de agricultores e produção de mudas de espécies nativas e exóticas. Mantém um qualificado plantel de gado e tambo leiteiro para a realização de estudos e produção de leite, realiza produção de grãos e sementes, suínos, erva mate, entre outros produtos da agropecuária.

As pesquisas são realizadas em parceria com a FEPAGRO, Centros de Pesquisa da EMBRAPA, EMATER, Universidades e Departamentos da UNIJUÍ.