Ciências Contábeis: crescimento voltado ao desenvolvimento humano e social - Unijuí

Ciências Contábeis: crescimento voltado ao desenvolvimento humano e social

Este profissional é responsável por prestar contas e disponibilizar para a comunidade e ao governo as informações contábeis periódicas das empresas.

A contabilidade está inserida nas organizações, independentemente de tamanho ou atividade que desenvolve e, em um mundo repleto de novas tecnologias, está em atualização permanente. Neste cenário, é oportuna a análise das tendências da área contábil, uma ciência que tem a responsabilidade de fornecer informações importantes para que empresas ou entidades em geral possam avaliar seu crescimento, desempenho, situação financeira e patrimonial.

Um dos caminhos mais significativos da área na próxima década é a tendência mundial de padronização das normas contábeis internacionais, conhecidas como International Financial Reporting Standards (IFRS), as quais são consideradas necessárias na facilitação da comunicação e relação comercial entre as companhias em qualquer localidade do mundo.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Maria Margarete Baccin Brizolla, o uso da tecnologia trouxe um grande avanço na profissão contábil, especialmente no que se trata da agilidade dos processos, na qualificação e precisão das informações geradas, assim como, na atuação e integração de diversos subsistemas dentro da organização, proporcionando uma ampliação do conhecimento e da utilização das informações com mais qualidade, subsidiando os gestores nos processos decisórios

As empresas demandam profissionais com visão inovadora, projetando cenários futuros e antecipando situações. Conforme a coordenadora do curso, a presença do profissional contábil é cada vez mais imprescindível para a sociedade e para as organizações. “No futuro, a contabilidade continuará sendo o principal caminho para o controle empresarial e, segundo pesquisas, faltam profissionais qualificados no mercado de trabalho para a execução de vários serviços, desde a escrituração, atendimento à legislação societária, tributária, previdenciária, social e trabalhista e ainda a auditoria e perícias no auxílio ao poder judiciário”, ressalta Maria.

O curso de Ciências Contábeis

A grade curricular do curso dispõe de disciplinas de formação geral e humanista que permitem o conhecimento e a formação do profissional enquanto cidadão e um conjunto de disciplinas da área da administração, economia e do direito que enriquecem e preparam para a melhor qualificação do bacharel. Possui disciplinas teóricas especificas da formação profissional que possibilitam a reflexão crítica e analítica do acadêmico, disciplinas de aplicação prática e estágios curriculares que viabilizam a aplicação dos conteúdos e vivências que enriquecem a formação acadêmica.

O curso disponibiliza de um laboratório com utilização de sistemas contábeis, onde para além das aulas, o aluno pode desempenhar realizar trabalhos voluntários, o que permite ao acadêmico o contato com a prática profissional.

A universidade e o curso possibilitam ao aluno, como bolsista, a participação e envolvimento com a pesquisa e extensão por meio de inserção nos projetos desenvolvidos pelos professores. Também a universidade mantém oferta regular de cursos de pós-graduação na área e o Mestrado em Desenvolvimento. Na dimensão da pós-graduação são disponibilizadas oportunidades em cursos de mestrado e de doutorado na área de ciências contábeis no país e no exterior.