Engenharia Elétrica: profissional responsável em atuar na geração, transmissão, transporte e na distribuição da energia elétrica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Engenharia Elétrica: profissional responsável em atuar na geração, transmissão, transporte e na distribuição da energia elétrica

 

Superar desafios, aprender e ter uma visão empreendedora, sem abrir mão do aspecto humano e social, por trás desta profissão, torna o egresso da UNIJUÍ um engenheiro cobiçado pelo mercado de trabalho.

Os profissionais de Engenharia Elétrica possuem diversas opções de atuação na área. Ele pode atuar como funcionário de empresas, pode criar sua própria empresa ou até mesmo trabalhar como autônomo prestando serviços de consultoria, sendo terceirizado em empresas. Entre as grandes áreas de atuação, o engenheiro eletricista pode trabalhar em usinas de geração de energia, na construção de sistemas e/ou dispositivos elétricos e eletrônicos, na elaboração de projetos, telecomunicações e em sistemas de automação. E, ainda, como a eletrônica está presente em praticamente todos os atuais equipamentos das inúmeras áreas, como medicina, agricultura, entre outras, pode-se afirmar que um profissional de engenharia elétrica, mediante uma futura especialização, pode trabalhar em qualquer área de seu interesse.

De acordo com o Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, professor Maurício de Campos, a tecnologia e o mundo digital afetam diretamente a área de atuação do profissional de Engenharia Elétrica. “Com a proliferação e massificação da chamada internet das coisas, teremos cada vez mais dispositivos inteligentes se comunicando dentro de nossas casas, no nosso trabalho, durante nossas compras. Um exemplo são as lâmpadas que podem ser controladas por smartphones. Informações médicas, através de monitoramento de sensores das condições fisiológicas de um indivíduo também podem aumentar significativamente a estimativa de vida das pessoas, permitindo o precoce diagnóstico de doenças, por exemplo”.

Com o surgimento de novas tecnologias, a tendência da engenharia elétrica é continuar crescendo, principalmente no Brasil que é um país em gradativo desenvolvimento. Assim, para manter o crescimento econômico é inevitável o crescimento de fornecimento de energia elétrica. Maurício diz que “se pode afirmar que existe uma grande tendência em investimentos em energias renováveis e tecnologias ambientalmente mais sustentáveis, as quais irão cada vez mais ocupar espaço neste promissor mercado. Veículos elétricos menos poluentes dotados de tecnologias também compõem esse cenário promissor”.

O mercado cada vez mais está exigindo profissionais altamente capacitados e informados sobre novas tendências e tecnologias. Ainda, como nesta área há muita dinâmica, a capacidade de aprender e de se qualificar constantemente é uma das qualidades que precisa ser aprimorada nesse profissional.

Foco, motivação e contato com as tecnologias mais promissoras, em conjunto com os conceitos de matemática, física e outras ciências estudados ao longo dos cinco anos do curso, compõem a formação básica do indivíduo engenheiro eletricista da UNIJUÍ. Superar desafios, aprender e ter uma visão empreendedora, sem abrir mão do aspecto humano e social, por trás desta profissão, torna o egresso da UNIJUÍ um engenheiro cobiçado pelo mercado de trabalho.

A UNIJUÍ oferta o curso nos Câmpus Ijuí e Santa Rosa e conta com mais de 16 laboratórios, entre eles: Laboratório de Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Máquinas Elétricas, Eletrotécnica, Automação e Controle. Os acadêmicos têm a oportunidade de realizar estágios, através de convênios feitos com empresas do Rio Grande do Sul e de outras regiões do país. O curso oportuniza a formação em duas ênfases: Sistemas de Energia ou Eletrônica e Automação.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.