Medicina Veterinária: uma ligação afetiva com os animais - Unijuí

Medicina Veterinária: uma ligação afetiva com os animais

O profissional de medicina veterinária poderá atuar na área de clínicas de veterinária ou na área do agronegócio.

O Brasil, atualmente, é o segundo maior mercado do mundo em quantidade de animais domésticos. Com aproximadamente 28 milhões de cães, 12 milhões de gatos e 4 milhões de outros animais. O Brasil fica somente atrás dos Estados Unidos neste ranking, de acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Além do mercado pet, outro mercado promissor ao profissional de medicina veterinária, que estará bem aquecido no Brasil é o mercado da Agropecuária. De acordo com estimativas do Ministério da Agricultura, na próxima década, a produção de carnes no Brasil deve aumentar em 13 milhões de toneladas, um crescimento de 52% em relação aos patamares de 2008.

O curso de Medicina Veterinária da UNIJUÍ prepara o profissional para atuar em áreas como produção animal e seus produtos derivados, a saúde animal, a saúde pública e o meio ambiente. O Médico Veterinário tem um importante papel na defesa sanitária e na saúde pública, controle, produção e comercialização de produtos farmacêuticos, biológicos e alimentares para animais.

O médico veterinário pode atuar em clínicas, hospitais veterinários, indústria e revenda de fármacos, produtos biológicos e alimentares para animais, cooperativas, agropecuárias, empresas rurais e órgãos públicos.

Nos dois primeiros anos, o estudante tem um mix de aulas das áreas das Ciências Biológicas, Exatas e Sociais Aplicadas, como anatomia, microbiologia, genética, nutrição e produção animal, matemática e estatística, além de bioética e relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS), entre outras. Em seguida, o aluno começa a estudar doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas, iniciando as atividades práticas, que são realizadas em laboratórios.

A UNIJUÍ possui um moderno Hospital Veterinário e o Centro de Saúde e Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal que serve para as aulas práticas e estágios aos estudantes, e atendimento à comunidade. O curso possui uma estrutura laboratorial qualificada, além de uma área rural com 236 ha (IRDeR), com produção animal e experimentação agropecuária. Oferece cinco estágios curriculares obrigatórios, além dos não obrigatórios, nas diferentes áreas de atuação do Médico Veterinário. O estudante ainda tem a possibilidade de participar de projetos de pesquisa e de extensão e de intercâmbios nacionais e internacionais.