Curso Superior em Gestão de Cooperativas: profissional com aptidão para o desenvolvimento do cooperativismo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso Superior em Gestão de Cooperativas: profissional com aptidão para o desenvolvimento do cooperativismo

 

O profissional estará apto a participar com competência da gestão de empresas cooperativas.    

 A Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul possui significativa fatia de organizações formadas pelo tipo societário cooperativista e muitas ainda são carentes de conhecimentos de gestão específica para este tipo societário, logo, acredita-se é uma área extremamente promissora.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas forma profissionais com visão empreendedora, com sólida formação conceitual e capacidade crítico-reflexiva, com competências tecnológicas, postura ética, cidadã e sustentável, capaz de implementar os processos de gestão e potencializar o desenvolvimento da região.

O profissional da área possui espaço de trabalho em diversas áreas dentro das diferentes cooperativas, tais como: administrativa, financeira, marketing, vendas, prestação de serviços, produção, entre outras. Pode atuar nos segmentos de cooperativas, tanto agroindustriais, como de consumo, crédito e saúde.

De acordo com a Coordenadora do curso, professora Anelia Franceli Steinbrenner, no atual momento, o setor cooperativista enfrenta concorrência no mercado e isto faz com que o sistema necessite ter um olhar estratégico frente ao atual cenário. “Este processo está exigindo cada vez mais profissionais qualificados, competentes e preparados para contribuir no processo da melhoria da competitividade do setor. Para isto, o curso é uma oportunidade e um espaço onde o debate em relação ao cooperativismo ocorra de forma sistêmica, fazendo relação da teoria com a prática”.

O Gestor de Cooperativas precisa apresentar uma densa formação em tecnologia, objetivando a aquisição de competências que lhe possibilitem o desenvolvimento e a adaptação tecnológica, com foco no conhecimento e nas implicações tecnológicas para o processo produtivo, a pessoa humana e a sociedade. “É imprescindível conhecer muito bem as tecnologias que dão suporte à gestão, pois principalmente com a entrada dos SPEDs nas diversas áreas de controle internos das organizações, os gestores em cooperativas precisam ter sólido conhecimento teórico de gestão e capacidade de aplicação da tecnologia no mundo digital dentro das sociedades cooperativas”, destaca Anelia.

O curso de Gestão de Cooperativas procura trabalhar uma dinâmica que aproxima as diversas teorias necessárias ao conhecimento de gestão das organizações cooperativas com a realidade vivenciada junto as mesmas. Com esta aproximação, ou seja, aplicação prática do conhecimento teórico adquirido no curso consegue-se colocar os diversos conhecimentos em prática, adequar e alinhar-se às diversas mudanças tecnológicas impostas na nova era digital. 

A UNIJUÍ oferta o curso na modalidade presencial no Câmpus Santa Rosa com carga horária de 1.650 horas, divididas em cinco semestres de atividades, no turno da noite.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.