A história de um intercambista angolano na Unijuí - Unijuí

A história de um intercambista angolano na Unijuí

Da Angola para a Unijuí, com vocês: Job Malanga!

Bons amigos sempre trazem boas referências. Foi assim que Job Malanga Mafuco começou a fazer sua história na Unijuí. Mas a história desse angolano de quase 23 anos, não começa nem termina aqui.

Antes de conhecer o Brasil ele estudava Engenharia Elétrica em Luanda, na Angola. Tocava teclado na banda “Páginas da Vida” e tinha um amigo que estudava no Brasil. E foi esse amigo quem o convidou para vir estudar aqui. Feliz com a possibilidade, tratou de pesquisar sobre o destino.

São Paulo, Rio de Janeiro, sol, praia... Mas ele não fazia ideia que seu destino seria, na verdade, estudar em Santo Augusto/RS. Distante cerca de 70 km de Ijuí, a cidade era bem diferente dos comerciais de televisão e da imagem que ele tinha do país. “Quando eu cheguei aqui foi bem diferente. A cidade onde estávamos era uma cidade de descendentes de alemães, bem diferente do que imaginei’’, relembra.

Aos poucos foi fazendo amigos. Um deles morava em Ijuí e convidou Job para passar o Natal na cidade. Conheceu Ijuí e o campus da Unijuí. Se encantou com e decidiu: "quero estudar na Unijuí". Os planos de Job mudaram.

Iniciou o curso de Ciências Contábeis. Hoje, no quarto semestre, é estagiário no Escritório de Contabilidade da Universidade, mora na Casa de Estudantes da Unijuí, e faz um som com a Maquinário Sonoro, banda ijuiense que toca clássicos do rock.

A vivência em uma cultura diferente foi um dos desafios para Job. “Não é assim tão parecido, mas também não é tão diferente uma cultura da outra. São alguns aspectos que mudam", observa. E o gosto pela música contribuiu para que Job ficasse à vontade “me senti em casa”diz, referindo-se ao fato de que, tanto em Angola quanto no Brasil, a música é um forte elemento cultural.

Job segue fazendo sua história: tem planos para depois de concluir a faculdade na Unijuí. “Voltar para casa, trabalhar. É o que todo mundo quer, ficar perto da família, dos amigos”. E ele não descarta uma possível volta ao Brasil no futuro: afinal, parte da sua história foi feita aqui. Saiba tudo sobre o Vestibular de Verão da Unijuí e Faça a sua história!

Confira um vídeo do Job mandando bem no teclado: