Vestibular: de Pirapó com destino à Unijuí - Unijuí

Vestibular: de Pirapó com destino à Unijuí

Conheça a história de André Deves Kochhann, estudante de Ciência da Computação, que veio de uma cidade pequena para morar e estudar em Ijuí. Confira o que ele encontrou aqui:

A história se repete praticamente todos os anos. Estudantes vindos de cidades menores para estudar na Unijuí. Muitos se deslocam diariamente de ônibus, outros optam por morar em Ijuí e ficar mais perto da Universidade. Vindo de Pirapó, cidade de cerca de 2,5 mil habitantes, distante 160 km de Ijuí, para cursar Ciência da Computação na Unijuí: essa é a história de André Deves Kochhann.

Ele mudou-se para Ijuí e foi morar com seu irmão, que estudava Medicina Veterinária e já se formou. Depois disso, foi parar em uma pensão, ampliando seu círculo de relações. Conheceu novos amigos que o fizeram conhecer novos rumos.

E foi a partir de um desses amigos que soube da possibilidade de atuar como estagiário no Núcleo de Suporte ao Usuário da Unijuí. Aproveitou a oportunidade e, após dois anos, foi efetivado no cargo ao passar em um edital de seleção.

Sua rotina mudou, André precisou conciliar estudos, trabalho e a vida de cuidar da casa “Não foi tão difícil, mas também não foi nada fácil, tive que me adequar a novos horários para estudoe para coisas do dia a dia, como fazer almoço”.

Para ele, adaptar-se a uma nova cidade nunca foi um problema, agora, a comida... “não tive problema para me adaptar, sempre consegui me virar sozinho, mas sempre bate a saudade da comida da mãe depois de sair de casa”.

A saudade não é apenas das especialidades da mãe na cozinha: por morar longe a frequência de visitas diminuiu. Mesmo assim, André procura ir todo final de semana para casa. “Quando gostamos damos um jeito, tento ir todo final de semana para casa da minha família ou da Thaís, minha namorada, tento às vezes ir de carona com conhecidos que estudam por aqui, ou de ônibus”, relata.

Hoje, estudante do 6ª semestre de Ciência da Computação, André faz na Unijuí sua história: “gosto da minha história aqui na Unijuí, conheci novas pessoas e fiz novas amizades, principalmente com a gurizada que trabalha aqui comigo”.