“Precisamos gostar e acreditar na nossa profissão” - Unijuí

“Precisamos gostar e acreditar na nossa profissão”

Egressa da Unijuí conta sobre as suas transformações: de estudante à profissional.

“Quando eu tinha 07 ou 08 anos ganhei de presente de um padrinho um chaveiro da Unijuí. Quando ele me entregou esse chaveiro disse: “Ana, um dia você vai estudar nessa Universidade”, quase dez anos depois eu prestei vestibular e comecei a minha carreira profissional e acadêmica na Unijuí”. Quem conta essa história é a Ana Louíse Diel. Aos 22 anos, ela é jornalista e atua como gerente de marketing e conteúdo na revista Chics e Vips.

Atualmente, Ana protagoniza a campanha de Vestibular de Inverno da Unijuí. Ela foi convidada para assumir esse papel, pois sempre vivenciou as oportunidades acadêmicas oferecidas pela Universidade, registrando em suas redes sociais cada conquista. “Eu me senti lisonjeada em ser convidada, porque todas as coisas que eu publiquei nas minhas redes sociais, nunca foi pensando em participar de uma campanha da Unijuí, sempre foi de fato o que eu estava sentindo pela Universidade, pelos professores que eu conheci, pelas coisas que eu aprendi e pelas oportunidades que eu tive”, afirma.

Ela conta que iniciou no atual emprego enquanto cursava Jornalismo: “Quando eu estava no 4º semestre surgiu, por meio da Universidade, a possibilidade de começar a minha vida profissional em uma empresa da área jornalística, a revista onde eu atuo até hoje”. A participação no Projeto Rondon, voltado para a área de pesquisa e extensão, é outro ponto destacado pela egressa. “Eu participei no início de 2017 do Projeto Rondon, passei quase 20 dias no estado do Tocantins desenvolvendo um trabalho voluntário por lá, também por meio da Unijuí, e foi uma experiência extremamente enriquecedora”, garante.

Escolha profissional – Escolher uma profissão para seguir é sempre um desafio, especialmente quando se é muito jovem. Ana conta que quis seguir muitas profissões diferentes, antes de escolher o Jornalismo: “Como qualquer adolescente, eu sempre tive muitas ideias da profissão que eu gostaria de exercer, eu já quis ser podóloga, enfermeira, até modelo quis ser quando era criança, mas quando eu comecei a trabalhar com pessoas, em uma loja da minha cidade, foi que comecei a perceber que na verdade eu queria algo na área da comunicação. Então quando eu iniciei os estudos no ensino médio, que é quando chega o momento de decidir para qual curso prestar vestibular, fiz pesquisas e decidi cursar Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo”. Ana fez o vestibular na Unijuí no ano de 2011.

De egressa para vestibulandos – A jornalista garante que cursar uma graduação pode ser bem diferente do que se imagina: “Quando se inicia um curso, seja ele qual for, seja da área que for, existe uma expectativa, só que tudo isso vai se transformando, porque conforme se une o aprendizado da sala de aula com o mercado de trabalho é que se percebe que as possibilidades vão muito além. A formação é um processo, são oito ou dez semestres em que o aprendizado acontece dia após dia, por causa das experiências vivemos”.

Ana também diz que é preciso preocupação com a questão financeira e com o sucesso na carreira profissional, mas que antes de pensar nisso, é preciso ter em mente que a escolha precisa ser focada em uma profissão que se possa amar e na qual se acredite. “Precisamos gostar e acreditar na nossa profissão, pois iremos colocar no exercício dela nossa dedicação, nosso tempo e o nosso foco. Eu faço o que amo e sou muito feliz por ser egressa da Unijuí”, afirma.

Vestibular – O Vestibular de Inverno da Unijuí está com inscrições abertas até o dia 25 de junho, pelo portal unijui.edu.br/vestibular.