Unijuí aprova a oferta de um novo curso de graduação: Tecnologia em Jogos Digitais - Unijuí

Em reunião do Conselho Universitário (Consu), a Unijuí aprovou na tarde desta segunda-feira, dia 09, o Projeto Pedagógico do curso de Tecnologia em Jogos Digitais para ser ofertado já neste Vestibular de Verão, com previsão de 30 vagas para o turno noturno e 30 vagas para o turno vespertino, no Campus Ijuí.

A proposta do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEENG) busca atender às diretrizes institucionais por meio da oferta de um curso inovador na região. Além disso, considerou demandas identificadas em apontamentos de jovens da região, a partir de pesquisa de mercado. Segundo a professora Raquel de Paula Lopes, coordenadora da comissão de criação do curso: “Existem poucos cursos de nível superior nesta área sendo ofertados no Estado atualmente e, com o mercado de jogos em expansão, a diferenciação profissional pela formação superior é de grande importância”. O mercado de jogos digitais é o que mais cresce em faturamento e produção na indústria criativa e de entretenimento, sendo que a América Latina é o segundo maior mercado mundial na área, mesmo assim, a produção de títulos nacionais ainda é pequena, outro ponto considerado na criação do curso.

Para a formação do tecnólogo em Jogos Digitais, estão previstas 35 disciplinas, distribuídas em três segmentos: empreendedorismo; desenvolvimento de jogos; e design de jogos. O curso tem duração de 3 anos e busca graduar profissionais versáteis, que possam transitar em diversas áreas no processo criativo da produção de jogos.

Para sua implantação, a Universidade deverá equipar o curso com um novo e potente Laboratório de Informática e um Laboratório Gamer, com computadores específicos voltados às necessidades de formação dos estudantes deste curso.

De acordo com a professora Cristina Eliza Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, o curso de Jogos Digitais “atenderá as expectativas de futuros alunos que buscam qualificação para atuar profissionalmente a partir desta área, além de ser mais uma possibilidade de graduação oferecida pela Unijuí.”

Mais sobre o curso

Campus Ijuí