Tecnologia e empreendedorismo movem a Unijuí campus Panambi - Unijuí

Tecnologia e empreendedorismo movem a Unijuí campus Panambi

Dos 60 anos de ensino superior, todos foram dedicados ao comprometimento com a região. Além dos campi Ijuí, Santa Rosa e Três Passos, a Unijuí firma sua estrutura em Panambi, cidade com pouco mais de 40 mil habitantes. Lá, dois cursos estratégicos para o desenvolvimento de Panambi e região são ofertados: Administração e Engenharia Mecânica.

Para a oferta dos dois cursos, o campus possui um quadro de professores e colaboradores qualificados e uma infraestrutura adequada para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão e estreita relação com o mundo empresarial. Nesse ambiente, a Unijuí oportuniza aos estudantes o desenvolvimento da ciência e tecnologia, da inovação e do empreendedorismo.

O estudante de Engenharia Mecânica, Giovani Prates Bisso Dambroz, bolsista PIBIC/CNPq, destaca a importância de atividades práticas em diversos espaços da Universidade “eu acho que a oferta de atividades fora da sala de aula estimula muito a curiosidade, faz com que aprendamos coisas que não veríamos em aulas, muitas vezes”.

De acordo com o Pró-Reitor do campus Panambi, professor Nelson Jose Thesing, a formação acadêmica torna os estudantes cidadãos e profissionais cientes e preparados para a realidade “o fazer universitário trabalha a realidade das organizações e instituições, privadas e públicas, que sofrem fortes impactos do mercado, o que desafia a formação acadêmica, que desperta a excelência técnica e a consciência crítica, fundamentos indispensáveis no processo de participação e deliberação, na integração e no desenvolvimento da comunidade” salienta.

Bárbara Nestler, estudante de Administração, acredita que as iniciativas no campo da pesquisa, extensão e na iniciação científica oferecem experiências positivas que geram um ganho para os dois lados “o envolvimento com a pesquisa auxilia na formação e desenvolvimento do estudante” comenta.

Foram envolvimentos assim que levam o egresso do Curso de Engenharia Mecânica, Odmartan Ribas Maciel, a se preparar para o Mestrado “sem dúvida o incentivo a pesquisa que a bolsa proporcionou foi muito importante para essa escolha do mestrado” comenta o jovem. Ele foi, por três anos, bolsista CNPq no Núcleo de Inovação em Máquinas Automáticas e Servo Sistemas (NIMASS) da UNIJUÍ, que integra os Laboratórios de Projeto de Robótica e de Automação Industrial.

Essa estrutura, com inovação na metodologia de ensino, oportunidades de pesquisa, extensão e estágios, possui conceito 4, de um máximo de 5, na avaliação do MEC. O momento de fazer parte desse universo é no Vestibular de Verão 2018 da Unijuí. Inscrições com desconto até dia 13 de novembro.

Confira mais sobre os cursos ofertados no campus Panambi:

Administração

Prepara o Administrador com visão estratégica em negócios. Profissional capacitado para atuar no gerenciamento de organizações públicas, privadas e não governamentais, para atuar como associado, proprietário ou acionista em funções de direção em uma organização; como profissional liberal em atividades de assessoria, consultoria e prestação de serviços em qualquer área da Administração; como funcionário ou servidor público, atuando como dirigente, assessor e/ou consultor.

O Projeto Pedagógico do Curso de Administração foi remodelado. Esta mudança inclui a possibilidade de formação em 4,5 anos, com foco no empreendedorismo, e a possibilidade de o estudante optar por focar a sua carreira em uma ou mais das quatro principais linhas de formação em Administração: Marketing, Finanças, Produção e Logística, e Gestão de Pessoas.

No Campus também possui o Laboratório de Gestão, que é um espaço para práticas, colocando o estudante em contato direto com o mercado de trabalho.

Engenharia Mecânica

Prepara você para elaborar projetos de desenvolvimento de produtos, automação de sistemas, produção e manufatura de máquinas, equipamentos, instalações, veículos e outros produtos das indústrias mecânicas. Além disso, você é capacitado para realizar simulação numérica e experimentação de protótipos, estudo dos materiais empregados na construção de máquinas e equipamentos, supervisão e administração dos processos de fabricação, montagem e manutenção, atuação em indústrias e incubadoras de base tecnológica, administração da produção e gerenciamento de sistemas da qualidade.

O curso conta com diversos laboratórios nas áreas de Ciência dos Materiais, Metrologia e Instrumentação, Projeto, Automação Industrial, Fabricação Mecânica, Ciências Térmicas e Informática, além de diversos núcleos de inovação nas áreas metal-plástico, máquinas automáticas e servossistemas e máquinas de transporte.