Comunic@
Comunic@
 
Início arrow Comunic@ arrow Educação
Educação
Estudo do universo motiva mais uma viagem de estudos da EFA PDF Imprimir E-mail
01 de outubro de 2008




No último dia 26, aconteceu a viagem das turmas B31 e B32 do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA). As turmas visitaram o Museu de Ufologia em Itaara, o Planetário e o Museu Interativo da UFSM, e o Museu Vicente Pallotti, de Santa Maria. A viagem complementa os estudos do Projeto “Os mistérios do Universo”, que trabalha o Universo, a evolução da vida na Terra e a ecologia, e é desenvolvido nas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental de 8 anos, pelas professoras Dulcinéia Montagner da Costa e Gisela Ingrid Kusiack.

A viagem objetivou a formulação e discussão de hipóteses sobre a constituição do Universo, e provoca descobertas dos alunos sobre a evolução da vida na terra, proporcionando vivências que privilegiam a observação, descrição, análise, comparação e elaboração de conclusões e desenvolvem atitudes críticas, responsáveis e construtivas em relação ao ambiente e a sobrevivência dos animais e vegetais. Com a realização dos estudos de inter-relações entre seres existentes na natureza, a viagem proporciona o entendimento da importância da vida em harmonia na terra e a conservação das espécies.

As turmas foram acompanhadas da auxiliar pedagógica Daiana Steiger, da Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais da EFA, Maria Estela Della Flora, e das professoras Dulcinéia e Gisela.



 
EFA realizou o XIV Festidance PDF Imprimir E-mail
26 de setembro de 2008





O Festidance – Festival de Dança do Centro de Educação Básica Francisco de Assis, que já é tradicional na EFA, teve a sua XIV edição realizada na quarta-feira, 24 de setembro, no Salão de Atos da UNIJUÍ. O evento contou com a apresentação dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, com a participação especial do 4º ano do Ensino Fundamental e do Projeto de Judô. O Festidance valoriza a expressividade, a criatividade, o diálogo e a elaboração coreográfica como meio de estudo, de troca de saberes e de construção de conceitos.

Neste ano, o tema geral foi “EFA – 40 anos”, a partir do qual as turmas escolheram assuntos relacionados à proposta pedagógica ou eventos que são marcas da Escola para as construções coreográficas. As apresentações representaram apenas um pequeno recorte de um grande trabalho, pautado no respeito às múltiplas vozes que traduz através do movimento, histórias de turma e características de nossos alunos.

As construções coreográficas e organização do evento foram desenvolvidas pela especificidade de Educação Física, com os professores Daniel Casarotto, Maria do Carmo Pilissão e Vanessa Mastella Lena, e a colaboração dos acadêmicos de Educação Física, Leandro Panisson, Felipe Bressiane Viera e Robson Machado Borges.

Resultados

Na categoria A, a classificação do Festidance foi a seguinte: turma 171 em primeiro lugar, com 457 pontos; turma 161 em segundo, com 440 pontos; turma 151 em terceiro lugar, com 425 pontos; e turma 181 em quarto lugar, com 407 pontos. Já na categoria B, o resultado foi primeiro lugar para a turma 211, com 486 pontos; em segundo a turma 221, com 482 pontos; e em terceiro, a turma 231, com 433 pontos. Os pontos obtidos no festival serão somados ao resultado da Gincana Cultural do GECOM.

Fotos: Edson Schmalz



 
Educação Infantil da EFA realiza viagem de estudos PDF Imprimir E-mail
25 de setembro de 2008




No último dia 22, as turmas da Educação Infantil A21 e A31, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), fizeram uma viagem de Estudos ao Mundo Mágico da Criança, na cidade de Três de Maio. As turmas foram acompanhadas pelas professoras regentes Denise Marchand e Jussara Appelt, vice-diretora e coordenadora pedagógica, professora Lisiane Goettems, e estagiária e acadêmica do curso de Enfermagem, Sandra Graube

A viagem complementa a proposta de estudo de fazer uma retomada das noções relativas à identidade com o grupo, resgatando a história da escola, desde os seus fundadores, os capuchinhos, e explorar os simbolismos associados ao nome da escola, representado pela figura de Francisco de Assis, com suas preocupações éticas, humanitárias e ecológicas.

A viagem então fortalece os objetivos de conhecer a história da nossa escola, favorecer o desenvolvimento de valores humanitários e ecológicos, vivenciar o contato com animais de diferentes espécies, investigar as espécies presentes nos espaços próximos à escola, refletir sobre as noções de diversidade e preservação e proporcionar a vivência através do contato com a natureza e diferentes espécies de animais, destacando a preservação e valorização dos mesmos, assim como o respeito pela vida.

Segundo a vice-diretora e coordenadora pedagógica da educação infantil, Lisiane Goettems, a viagem possibilitou a interação e ampliação das relações das crianças, constituindo-se num momento enriquecedor que possibilitou assimilar os conhecimentos de sala de aula na prática.



 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Resultados 8 - 14 de 86
Unijuí - Rua São Francisco, 501, Bairro São Geraldo Ijuí - RS - Brasil - CEP 98700-000 - +55(55) 3332 -0200
Aguarde...
Carregando...