Comunic@
Comunic@
 
Início arrow Comunic@ arrow Graduação
Graduação
Curso de Pedagogia visita Escola Indígena PDF Imprimir E-mail
08 de dezembro de 2008




Acadêmicos do Curso de Pedagogia da UNIJUÍ – Campus Santa Rosa realizaram, no dia 29 de novembro, visita a Escola Indígena de Redentora e a reserva Ecológica do Salto do Yucumã, em Tenente Portela.

O objetivo da visita foi conhecer a proposta pedagógica da Escola, ampliando conhecimentos sobre modalidades diferentes de ensino, no caso a Educação Indígena, como também aprofundar a compreensão em relação à conservação do meio ambiente.

“Sem dúvida, a viagem foi uma rica contribuição acadêmica para a nossa formação”, destaca a estudante Deise Bourscheid.

Acompanharam a viagem a coordenadora do Curso de Pedagogia, Cláudia Cunegatti e o professor do Curso, Celso Martinazzo.



 
Nutrição e 27º GAC realizam atividade integrada PDF Imprimir E-mail
04 de dezembro de 2008




Na noite de quarta-feira, 03, o curso de Nutrição da UNIJUÍ realizou, juntamente com 27º GAC de Ijuí, no laboratório Dietético do curso, uma atividade prática, no encerramento da disciplina Alimentação Institucional II.

No laboratório, foram preparados 6 cardápios integrando acadêmicas do curso de Nutrição e os soldados do 27º GAC - Grupo de Artilharia de Campanha. Durante o semestre, a turma, dividida em grupos, fez uma avaliação do estado nutricional dos soldados e cabos do quartel, para determinar as necessidades energéticas. A partir disso, foram planejados diferentes cardápios, baseados nos alimentos disponíveis no quartel.

Segundo a professora Dr. Dione de Marchi, o curso de Nutrição vem desenvolvendo este trabalho integrado ao quartel há algum tempo, possibilitando uma interação entre as duas instituições, além de os acadêmicos poderem experimentar na pratica a teoria aprendida em sala de aula. “É uma parceria muito interessante e, para os acadêmicos é uma oportunidade de aprendizado prático e real, ele planeja e também executa”, comenta.

Para o Tenente Eric de Oliveira, do 27º GAC, as atividades integradas à Nutrição foram feitas sugestões para mudança no cardápio e também para reformas na estrutura física da cozinha do quartel. “Pra gente falta nutricionista, depois dos estágios conseguimos adquirimos esse conhecimento. Antes de entrar no quartel nenhum soldado tem conhecimentos de cozinha, e eles já conseguiram aplicar esse aprendizado. A intenção é continuar essa parceria”, salienta.

A acadêmica Marielli Brondani do 6ª semestre comenta que, a atividade desenvolvida durante o componente curricular Alimentação Institucional II, desafia os acadêmicos para sempre buscar um diferencial. “Sempre temos que continuar buscando pratos novos, incrementos, pratos diferenciados, na aparência, estrutura e sabor. Isso faz com que a gente aprenda e também é interessante passarmos nossa experiência para os outros”, explica. É o que afirma também, a acadêmica Andressa Marques: “aqui a gente coloca em prática toda a teoria estudada no semestre. Na sala de aula tu imagina uma coisa, é necessário ter uma vivencia da prática. Para quem deseja trabalhar na área institucional, essa atividade é fundamental”, finaliza.


 
Beleza Natural é tema de projeto experimental PDF Imprimir E-mail
03 de dezembro de 2008
Na noite dessa quarta-feira, 03, ocorre no salão nobre do Hotel Vera Cruz, o lançamento do Projeto Experimental “Espelho Meu”, realizado pelas acadêmicas do Curso de Comunicação Social, Habilitação Publicidade e Propaganda da UNIJUÍ, Daniele Lazzarotto, Fabiana Poletto e Roseane Barbian, com a orientação do professor Me. Paulo Scortegagna.

A proposta inicial do projeto era realizar uma exposição fotográfica, retratando a beleza de mulheres do cotidiano. “Quando iniciamos, nós não tínhamos noção da proporção que o projeto iria tomar. Começamos com a ambição de fazer uma exposição fotográfica e hoje somos autoras de um livro”, comenta admirada a integrante Fabiana Poletto.

A primeira ação prática do projeto foi a busca de exemplos reais, que provassem que é possível ultrapassar os limites dos estereótipos de beleza. Assim, o grupo esteve em bailes e festejos populares divulgando a proposta do Espelho Meu e convidando as mulheres para participar. As voluntárias posaram para um ensaio fotográfico, produzido no próprio salão da festa, em um estúdio improvisado.

Além das fotos, cada voluntária também relatou ao projeto um pouco sobre sua história de vida e suas convicções sobre a beleza. “Ficamos admiradas com a riqueza dos depoimentos que colhemos. Logo nas primeiras saídas a campo, percebemos que publicar apenas as fotografias dessas mulheres seria pouco. Então decidimos publicar um livro que mostrasse as fotografias e recontasse as histórias de vida, ao mesmo tempo”, explica Daniele Lazzarotto.

A culminância do Projeto gerou duas produções: um website (www.projetoespelhomeu.com.br) e um livro intitulado Espelho Meu: a essência da beleza no qual as autoras apresentam dez histórias de vida e 17 perfis que apontam para as concepções de beleza de cada mulher, ambos os textos ilustrados com fotografias. Nas últimas páginas, há um diário de bordo, com o registro de todo o processo de produção do projeto. “Produzir esse livro foi uma experiência inigualável. Nossa percepção de vida e também as questões profissionais e técnicas foram modificadas para sempre”, avalia Roseane Barbian.

No lançamento do livro e do website, nesta noite, estarão presentes as mulheres participantes do projeto, patrocinadores, imprensa e convidados. A comercialização do livro, a partir do lançamento, será feita diretamente com as integrantes do grupo ou através do site.


 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Resultados 1 - 7 de 227
Unijuí - Rua do Comércio, 3000, Bairro Universitário - Ijuí/RS - Brasil - CEP 98700-000 - +55(55) 3332 -0200
Aguarde...
Carregando...