O presidente do Conselho Regional de Economia do Estado do Rio Grande do Sul (CORECON/RS), José Luiz Amaral Machado, realizou ontem à noite (04/09) uma palestra para acadêmicos do Curso de Economia da UNIJUÍ – Campus Santa Rosa. As habilidades e competências do economista, como também as perspectivas do mercado de trabalho foram destacadas por José Luiz Amaral Machado.
O economista, segundo Amaral Machado, é um exímio conhecedor da matemática financeira, é autoridade em contas públicas, especialista em aplicações e insuperável em assuntos relacionados a dinheiro. Estas características fazem com que o economista torne-se um profissional muito valorizado na atual sociedade globalizada e competitiva. “As empresas são desafiadas a uma gestão cada vez mais qualificada e de expansão, neste ambiente o economista tem um papel muito importante”, evidenciou o economista. O que falta muitas vezes, destacou Amaral Machado, é o economista mostrar suas potencialidades. “Temos uma tendência a nos encolher, a nos omitir de darmos opiniões e participar de decisões”, evidenciou. “Este é um comportamento que precisa ser mudado, para que o empresariado perceba a importância deste profissional e valorize-o”, solicitou aos acadêmicos o presidente do CORECON/RS.
O mercado de trabalho segundo ele oferece muitas oportunidades, tanto na iniciativa pública, como privada. “Mas o profissional precisa mostrar competência, motivação e empreendedorismo” alertou.
Durante o dia o presidente do Conselho participou de reuniões com as presidências da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Santa Rosa e do Sindilojas, com objetivo de reforçar e difundir a importância da atuação do profissional economista nas instituições públicas e privadas.
José Luiz Amaral Machado também concedeu entrevistas nos meios de comunicação de Santa Rosa.