Um grupo de professores da UNIJUÍ está participando do VI Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, em São Clemente Del Tuyú, Província de Buenos Aires. O evento, que teve início no dia 16, e encerra no sábado, 19 de setembro, tem como tema “Enriquecendo as propostas educativo-ambientais para ação coletiva”. Estão participando do evento os professores Dr. Daniel Rubens Cenci, Dra. Francesca Werner Ferreira, Dra Cléria Bittencourt Meller e a acadêmica do curso de Direito, Joice Graciele Nielsson.
O Congresso está debatendo a importância da religação dos saberes, a ética da vida e da natureza superando a fragmentação da ciência moderna, o logocentrismo e o consumismo que estão na raiz da crise ambiental. Este é o eixo central para o debate das alternativas para o desenvolvimento sustentável.
Na programação, constam as seguintes participações do grupo da UNIJUÍ:
1 - O Contexto Ambiental nas Racionalidades e Práticas Administrativas dos Agricultores Familiares: um Estudo na Região Metropolitana de Curitiba-Paraná-Brasil.
Daniel Rubens Cenci (DEJ-UNIJUI), Douglas Andre Roesler (UNOESTE-PR)
Mesa Redonda: Pôster e apresentação oral
2 – Tecer, Lançar e Recolher Redes de Saberes Ambientais de Atores Sociais Envolvidos com a Suinocultura
Cleria Bittencourt Meller (DBQ-UNIJUI)
Eixo temático: Saber Ambiental, Lógica Campesina y Movimientos Sociales.
3 - Políticas Socioambientais no Município: a Efetivação a partir da Agenda 21
Mesa Redonda: Pôster e apresentação oral
Daniel Rubens Cenci, Joice Graciele Nielsson, Patricia Andreola (DEJ – UNIJUI)
Mesa Redonda: Pôster e apresentação oral
Eixo Temático: Políticas Públicas de Educación Ambiental En Ámbitos De Gobiernos Municipales
4 - A Articulação de Saberes Metodológicos e Postulados Teóricos para uma Sociedade Sustentável
Mesa Redonda: Pôster
Daniel Rubens Cenci (DEJ/UNIJUÍ), Douglas Andre Roesler (UNOESTE-PR) e Francesca Werner Ferreira (DBQ/UNIJUÍ)
Eixo Temático: Experiencias d Educación Ambiental e Ámbitos Universitarios