Comunic@
Comunic@
 
Início arrow Comunic@ arrow Extensão
Extensão
Redes de Cooperação será apresentado em Santa Rosa PDF Imprimir E-mail
15 de outubro de 2008

Apresentar resultados e a finalidade do Programa, mostrar cases de sucesso e ainda esclarecer dúvidas por meio dos consultores do Redes. Essas são atrações da apresentação do Programa Redes de Cooperação que acontece em Santa Rosa, na próxima segunda-feira, 20.

Com o objetivo de fomentar a cooperação entre empresas, gerar um ambiente estimulador ao empreendedor e fornecer suporte técnico necessário à formação, consolidação e desenvolvimento das Redes, o programa “Redes de Cooperação” é executado pela UNIJUÍ desde 2001, já alcançando importantes resultados. Em Santa Rosa a programação vai contar com a presença dos consultores do Programa, não só para esclarecer dúvidas, mas também para receber demandas para constituição de novas Redes, bem como, facilitar possíveis expansões de Redes já existentes.

O evento acontece no auditório do Sindilojas, a partir das 19h, e é promovido pela Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (SEDAI) e com o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Rosa (SINDILOJAS).



 
Indígenas revivem a técnica do trançado tradicional PDF Imprimir E-mail
15 de outubro de 2008





O projeto de extensão V.I.A. Socult – Visões, Identidades e Animação Sócio Cultural, com sua ação junto aos indígenas do Salto do Jacuí, denominada To Tãn (fortalecer ): identidade e dignidade, venceu mais uma etapa relevante de seu objetivo de construir a etno-sustentabilidade, nos dias 11,12 e 13 de outubro. Em parceria com os indígenas de Irai, o projeto proporcionou o curso de Trançado Tradicional para os indígenas do Salto do Jacui e de Julio Borges. Esse artesanato, esquecido por muitos indígenas urbanos, é de grande beleza mas de difícil confecção, devido à dificuldade de acesso à matéria prima, e é o símbolo da resistência étnico-cultural que os afirma como indígenas.

Crianças, adolescentes e adultos reviveram todo o processo de obtenção e beneficiamento da matéria prima da natureza e da confecção dos belos adornos, com o grafismo indígena Kaingang. Do cipó Guaimbé, obtêm as fitas marrons, e da taquara Criciúma, as fitas claras. Tramando sobre fitas de taquara vão desenvolvendo os desenhos mais inusitados para serem desfilados em tiaras, anéis e pulseiras.

Com o objetivo de desenvolver a animação sócio-cultural, esses adornos estão sendo objeto de estudo para recriação em outros produtos de forma a fortalecer a aceitação no mercado. Essa é uma forma de preservar a cultura, afirmar a identidade étnica e contribuir para a geração de renda mais próxima das necessidades desses grupos, com cerca de 200 participantes diretos, que ainda não têm área e estão submetidos a várias violações de Direitos Humanos.

Segundo as coordenadoras, Armgard Lutz e Dulci Claudete Matte, essa metodologia e a proposta do projeto fazem parte dos debates da Rede Concerto Social, que reúne dez projetos do RS apoiados pelo Instituto HSBC Solidariedade. Os resultados do projeto serão expostos nos dias 29,30 e 31 em mais um encontro da Rede.



 
Projeto Cidadania Para Todos é apresentado à imprensa de Três Passos PDF Imprimir E-mail
07 de outubro de 2008


Os professores Fabiana Fachinetto Padoin, do Departamento de Estudos Jurídicos da UNIJUÍ, e Luiz Volney Mattos Viau, Pró-Reitor do Campus Três Passos, realizaram a divulgação do Projeto de Extensão “Cidadania para Todos”, durante visita aos jornais Atos e Fatos, Atualidades, Yucumã e Regional, de Três Passos.

O programa terá início com a realização de encontros com entidades da comunidade três-passense, para discutir o acesso a direitos fundamentais pelo cidadão. Neste sentido, propõe a socialização, junto ao público, de informações relativas ao direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito do trabalho e previdenciário, direito do idoso, direito da família e sobre violência doméstica e familiar. O encaminhamento das demandas individuais e coletivas a entidades aptas a solucioná-las também está contemplado neste projeto que terá a participação de acadêmicos do Curso de Direito da UNIJUÍ - Campus Três Passos.



 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Próximo > Fim >>

Resultados 8 - 14 de 45
Unijuí - Rua do Comércio, 3000, Bairro Universitário - Ijuí/RS - Brasil - CEP 98700-000 - +55(55) 3332 -0200
Aguarde...
Carregando...