Iniciou ontem à noite, dia 25 de setembro, as atividades do XVI Seminário de Iniciação Científica, a XIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ e a IX Jornada de Extensão, nos Campi de Santa Rosa, Panambi e Três Passos.
Santa Rosa – Em Santa Rosa a palestra de abertura do evento foi ministrada pelo presidente da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), Artur Lorentz, sobre o tema “Energia e Alimentos”. Lorentz propôs questionamentos sobre a previsão energética para os próximos 100 anos. Através de gráficos mostrou as perspectivas de redução da utilização de fontes como o petróleo, carvão e o aumento da utilização de energias solar e da biomassa. No Brasil este cenário deve se configurar já nos próximos anos, e acredita, Lorentz, que seja o álcool etanol o produto com maior potencial para conquistar espaços no país.
Logo após a palestra, iniciaram em dezenas de salas de aulas do Campus a apresentação de trabalhos por acadêmicos e professores da instituição. As atividades têm continuidade nesta sexta-feira a noite. No Campus Santa Rosa são mais de 100 apresentações de resultados parciais e finais de pesquisas, monografias, dissertações, teses e ações de extensão.
Panambi – Em Panambi o tema “Energia e Alimentos” foi abordado pela professora do Departamento de Estudos Agrários, Leonir Uhde, em palestra de abertura também nesta quinta-feira, dia 25. Após a abertura, teve inicio as apresentações de trabalhos do Curso de Administração, seguidos de trabalhos de Engenharia Mecânica. Na sexta-feira, durante os turnos da tarde e noite haverá a continuidade das apresentações dos trabalhos.
O XVI Seminário de Iniciação Científica, a XIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ e a IX Jornada de Extensão, promovidos pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, acontecem concomitantemente nos Campi de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. Em Ijuí as atividades iniciaram na terça-feira, dia 23. Os eventos, já tradicionais na Universidade, são reconhecidos pela mobilização de toda a comunidade acadêmica e pela participação de alunos, pesquisadores e extensionistas da UNIJUÍ, de outras universidades e de centros de pesquisa. Participam dos eventos neste ano 714 trabalhos nas diferentes áreas. Os resumos dos trabalhos encontram-se no CD do evento.