Blog Tá Ligado 2010 - Unijuí

Blog tá ligado
 
Campos de Carvalho pode te enlouquecer
 
Postado na categoria Colunistas no dia 17 de junho

“Pois o que me ocorre, onde me encontro, é apenas isso que me parece de um absurdo inominável: uma minoria armada até os dentes, inclusive com cadeiras elétricas, manda e desmanda em uma maioria de indivíduos realmente individuais…” – Walter Campos de Carvalho, escritor brasileiro.

O mineiro Campos de Carvalho, escritor brasileiro relegado ao segundo plano no panteão da literatura brasileira, devia ser amplamente estudado nas escolas, debatido na mídia e na academia. Sim, é necessário ler Machado de Assis, Jorge Amado, etc.; etc.; etc. Mas, esse cara, definido por alguns como anarquista, surrealista, e algo mais, tem uma escrita ácida, invocando o absurdo para explicar o homem, a condição humana, delírios existências, e afins.

Encaro a literatura do mineiro como marginal. Marginal porque praticamente não se fala, não se discute, não se escuta nada sobre seus escritos e sobre sua personalidade, sua história, a não ser na internet.

Encontrei um texto, bem completo e legal sobre o escritor nessa revista on-line: www.revistabula.com/materia/campos-de-carvalho-a-vingana-do-icone iconoclasta/1042

Aqui http://www.releituras.com/ccarvalho_menu.asp.

E aqui também:http://super.abril.com.br/superarquivo/2001/conteudo_119573.shtml

A trajetória do escritor é parecida com a de muitos outros. Funcionário público de carreira passou a se dedicar a literatura, paralelamente, aos 25 anos. A medida que amadureceu, ficou cada vez mais ácido, chegando ao petardo “A lua vem da Ásia”. Sem muita conexão entre um capítulo e outro, a obra pode ser encarada como fragmentos de delírios, a cada capítulo. É uma lógica do absurdo.

Não vai cair no vestibular. Cuidado: Campos de Carvalho pode te enlouquecer. Só por isso vale a pena ler seus escritos. Ficamos por aqui, com mais um trecho louco de um escritor louco: “Sei que é de praxe o suicida invocar grandes razões, e se possível belas, para justificar seu gesto tresloucado. Se eu quisesse, certamente poderia encontrar uma dúzia (de razões) capaz de justificar não apenas o meu suicídio como o suicídio de toda a humanidade, no dias que correm como em todos os tempos”.

Fernando Vieira Goettems - Jornalismo/Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ




Comentário do Usuário (1)RSS feed dos comentários
Enviado por Naiara
05 de março,
 
Gostei muito do artigo, nunca tinha ouvido falar desse autor e concordo que deveria ser discutido em sala de aula.^^ (cultura é sempre bom)
 
 

Comentar um artigo
  Nome
Caracteres disponiveis: 600


mXcomment 1.0.7 © 2007-2010 - visualclinic.fr
License Creative Commons - Some rights reserved


 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Agora acabou aquela velha desculpa de que ninguém liga para o que você pensa. Se você estiver ligado, independente do curso que faz, você terá a sua chance. Está no ar o Blog Tá Ligado. Seu universo está todo aqui, do formal ao informal. Desde a balada que você vai no final de semana (que começa na quarta-feira), até o projeto que você perde os cabelos para desenvolver dentro da Universidade. Enfim, tudo, direta ou indiretamente, está aqui.

Melhor que isso é saber que agora você será um parceiro na hora de pautar as notícias do Blog. Aliás, não só pautar, mas comentar as que você leu e mostrar para todos a sua opinião. Se isso não for suficiente para você se ligar, ainda existe mais um motivo que talvez te interesse. O “Blog Tá Ligado” vai oferecer prêmios para você. E não é sorteio não! Perguntas serão postadas a qualquer momento e se você for esperto e estiver ligado vai levar o prêmio. Então a partir de agora é só ficar de olho, Tá Ligado?


Aguarde...
Carregando...