Financiamentos

É uma forma de auxílio financeiro, onde instituições bancárias oferecem recursos para o pagamento das mensalidades. Este auxílio deve ser pago posteriormente à estas instituições, conforme regras estabelecidas em contrato.

Confira abaixo os tipos de financiamento que você pode adquirir:

 

Crédito Educativo Unijuí

O que é?

O Programa de Financiamento de Crédito Educativo UNIJUÍ - CREDIUNIJUÍ - tem como finalidade a concessão de financiamento parcial aos estudantes regularmente matriculados em um dos Cursos de Graduação presencial da UNIJUÍ. O financiamento estudantil instituído pelo Programa de Financiamento de Crédito Educativo UNIJUÍ - CREDIUNIJUÍ cobrirá até 50% do valor semestral de matrícula.

 

Como participar?

É necessário preencher formulário e participar de um processo seletivo. É necessário, também, matricular-se semestralmente, no mínimo, em 20 (vinte) créditos acadêmicos, salvo o caso em que não haja a oferta de disciplinas curriculares em número suficiente e possuir uma renda bruta do Grupo Familiar per capita de até 5 (cinco) salários mínimos. Para obter o benefício é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio –ENEM, atingindo a nota mínima de 450 pontos.

 O processo de seleção, classificação e concessão de benefícios do Programa de Financiamento de Crédito Educativo UNIJUÍ é feito por uma Comissão de Seleção do CREDIUNIJUÍ da UNIJUÍ.


Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

O que é?

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes de ensino superior presenciais, não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Com ele é possível financiar até 100% do curso presencial com taxa de juros de 6,5% ao ano, com um prazo de pagamento até três vezes superior ao período cursado pelo aluno. Há, ainda, um período de carência de 18 meses, que possibilita o início do pagamento da parte financiada, após o término do curso.


Para quem é?

Este financiamento é destinado aos estudantes com renda per capita de até 3 salários mínimos que necessitam de apoio para arcar com os custos de sua formação superior. A seleção dos candidatos aptos para a contratação do FIES, a partir do primeiro semestre de 2016, é efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, observadas as demais normas estabelecidas pelo Ministério da Educação, sendo exigida:

  • Média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos;
  • Nota na redação do Enem diferente de zero.

Como participar?

A inscrição no FIES será efetuada exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFies), disponível nas páginas eletrônicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, no período pré-estabelecido pelo Ministério da Educação.

O estudante pré-selecionado nesta etapa deverá acessar o SisFies e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré-seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.

Após concluir sua inscrição no SisFies, o estudante deverá validar suas informações na Central de Atendimento ao Aluno da UNIJUI, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.

Após a validação das informações na CPSA da UNIJUI, o estudante deverá comparecer ao seu agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.




Modalidade de Pagamento Estendido – MPE

O que é?

É uma forma de pagamento que permite ao aluno se matricular no maior número possível de créditos pagando um valor fixo (reajustado anualmente conforme negociação de mensalidades aprovada pelo Consu) em parcelas mensais e sucessivas.


Para quem é?

Para alunos dos cursos da graduação presencial previamente definidos pelo Consu. Atualmente esta disponível para os cursos de Administração Presencial, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Fisica Licenciatura, Farmácia, Fisioterapia, Letras Português e Inglês, Matemática e Pedagogia.


Como participar?

O estudante que desejar optar pela Modalidade de Pagamento Estendido deve assinar um termo de adesão junto à central de atendimento ao aluno, lembrando que esta modalidade de pagamento é incompatível com quaisquer outras bolsas ou financiamentos que o aluno possua.
Para saber como participar ou obter mais informações entre em contato com a central de atendimento ao aluno.