Desenvolvimento

Programa em Desenvolvimento Regional realiza apresentações de resultados em pesquisas

O Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional promoveu na noite de quarta-feira, dia 08, na UNIJUÍ Campus Santa Rosa o evento “Desafios do Desenvolvimento Regional: apresentação de resultados de pesquisa produzidos através de dissertações de Mestrado”.

Na oportunidade estiveram participando o Pró-reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, o professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Sérgio Allebrandt, estudantes de graduação, professores, egressos e demais profissionais interessados nos cursos de mestrado e doutorado.

O objetivo do evento foi promover a divulgação do Programa em Desenvolvimento Regional, através das apresentações de trabalhos dos Mestres: Aline de Mattos, “O Elo da produção na cadeia de produtividade: sua contribuição no desenvolvimento dos associados da Cooperativa Coopermil (Santa Rosa/RS)”, Janice Walter, “Qualificação profissional: um olhar a partir da perspectiva da empresa STARA S/A indústria de Implementos Agrícolas” e Reneo Pedro Prediger, “Dados abertos como indutores da transparência e do controle social em municípios brasileiros: um estudo a partir de municípios gaúchos”.

As inscrições para a Pós-graduação em Desenvolvimento Regional - MESTRADO e DOUTORADO estão abertas até o dia 19 de novembro no Portal da UNIJUÍ.

 


Professores e estudantes apresentam trabalhos no EnANPAD 2017

O XLI Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD) 2017 ocorreu durante essa semana, no período de 1º a 04 de outubro, em São Paulo, no World Trade Center. O evento é considerado o segundo maior evento científico da área de Administração do mundo.

Na oportunidade os professores do Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional, Jorge Oneide Sausen e Martinho Luís Kelm, também a mestranda em Desenvolvimento Regional, linha de Pesquisa Gestão Empresarial, Nairana Radtke e doutoranda em Desenvolvimento Regional, linha de Pesquisa Gestão Empresarial, Gabriela Cappellari, realizaram apresentações de trabalhos durante o evento.

Os artigos apresentados foram: Capacidades Dinâmicas: Elementos e Mecanismos Organizacionais do seu Desenvolvimento e Mudança e Adaptação estratégica e a Institucionalização dos Mecanismos de Governança: um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária.

Sobre o evento

O XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, está organizado em 11 Divisões Acadêmicas, que agregam Temas de Interesse da área de Administração e áreas afins. 

O EnANPAD é um espaço de interlocução entre pares e, nesse sentido, privilegia e estimula o debate aprofundado e a interação entre os participantes. Esse debate torna-se importante uma vez que todo texto publicado em anais de evento científico é um texto provisório - working paper, mesmo que decorrente de pesquisa concluída. Tipicamente, a partir dos debates e das críticas recebidas durante o evento, o autor terá informações importantes para aperfeiçoar seu manuscrito e submetê-lo a um periódico, dando sequência ao processo de divulgação científica. Além disso, o EnANPAD proporciona a oportunidade de interação social entre pares, de modo a alavancar a formação e o fortalecimento de redes de pesquisa.

 


Desenvolvimento Regional divulga edital para processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional divulgou edital para processo seletivo. São 12 vagas para o Doutorado e 20 vagas para o Mestrado. As inscrições começam no dia 18 de setembro e deverão ser feitas pela página do programa no Portal da Unijuí, até o dia 19 de novembro. O processo seletivo envolve quatro etapas: Prova Escrita, Análise do Pré-Projeto de Pesquisa, Análise do Curriculum Vitae e Entrevista. O resultado será divulgado no dia 15 de dezembro.

                        

Os cursos de Mestrado e de Doutorado em Desenvolvimento Regional têm o objetivo de instrumentalizar pesquisadores e profissionais capazes de entender e interferir criticamente no processo social e nos desafios do desenvolvimento regional, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e os diversos aspectos que envolvem a questão do desenvolvimento territorial socialmente construído como temática de pesquisa.


PPG em Desenvolvimento Regional tem inscrições abertas para alunos especiais

De 17 a 27 de julho estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de alunos especiais em disciplinas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional. A oferta é para o segundo semestre de 2017.

                     

A documentação para inscrição deverá ser entregue na secretaria do Programa, no campus Ijuí. São eles: currículum vitae, requerimento de inscrição (disponível na secretaria), cópia do diploma de graduação e uma foto 3x4 recente.

Os resultados serão divulgados no dia 28 de julho, no site do Programa de Pós-Graduação, link em que também está disponível o edital compelto do processo para mais informações.  


Edital abre vagas para Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional

 
 

Serão oferecidas de 20 a 25 vagas para Mestrado e 12 vagas para Doutorado.


Leia mais...

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional abre seleção para alunos especiais

 

 

Confira as informações para realizar inscrição no Programa.


Leia mais...

Mestrado em Desenvolvimento Regional lança edital para alunos especiais graduados

 
 

O Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Desenvolvimento Regional lançou edital de seleção de alunos especiais graduados para cursar disciplinas no primeiro semestre deste ano. As inscrições estão abertas até o dia 14 de abril, junto à Secretaria do Mestrado, no Campus Ijuí.


Leia mais...

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento recebe comitiva da Áustria

 
 

UNIJUÍ integra roteiro que grupo formado por docentes e estudantes de Geografia da Universidade de Innsbruck está cumprindo no Brasil.


Leia mais...

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional abre processo seletivo

 
 

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional lançou edital de seleção para ingresso no Mestrado e Doutorado. 


Leia mais...

Desenvolvimento Regional: relações internacionais em destaque

 
 

Várias ações voltadas à cooperação internacional marcam este segundo semestre letivo no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento.


Leia mais...