Grupo de acadêmicos da UNIJUÍ realiza intercâmbio na Argentina - Unijuí

Grupo de acadêmicos da UNIJUÍ realiza intercâmbio na Argentina

O intercâmbio foi realizado com a Universidade Tecnológica Nacional – UTN, no Centro Tecnológico de Desarrollo Regional em Los Reyunos/San Rafael, Província de Mendoza, na Argentina.

Um grupo de 19 pessoas composto por docentes (Sérgio Allebrandt, Lídia Allebrandt, Romualdo Kohler, Marcos Griebeler, Eliana Ribas e Dieter Siedenberg), alunos do Mestrado em Desenvolvimento (Julio Kopf, Juliana Persich e Cleusa Willers), alunos dos cursos de graduação em Engenharias (Milena Mazzurana, Douglas Finkler, Marcio Prante, Odmartan Ribas, Saul Winick, Anderson Schwertner e Israel da Luz) e graduação em Administração (Rafael Becker), todos vinculados à UNIJUÍ, regressaram, no último domingo, 22, de um intercâmbio acadêmico na Universidade Tecnológica Nacional – UTN, no Centro Tecnológico de Desarrollo Regional em Los Reyunos/San Rafael, Província de Mendoza, na Argentina.

Nesta edição do intercâmbio acadêmico envolvendo participantes da UNIJUÍ, que ocorre em parceria com a UTN desde 2010, os alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer uma realidade totalmente distinta da que vivenciamos no Noroeste do Estado, no que diz respeito a cultura, clima, economia e meio ambiente. A região visitada registra uma precipitação pluviométrica anual muito baixa, de aproximadamente 250 mm por ano. Mesmo assim, a região produz e exporta frutas (uvas, ciruelas, pêssegos, azeitonas). O restante da demanda hídrica é complementada por um complexo sistema de irrigação por canais que aproveitam a água do degelo da Cordilheira dos Andes. Neste percurso, também é gerada energia elétrica para toda a região em dois sistemas interdependentes, que os participantes do intercâmbio puderam visitar e conhecer. Na programação também esteve inclusa uma visita a uma fábrica de azeite de oliva e uma fábrica de vinhos.

As atividades acadêmicas para os alunos e professores foram compostas por uma série de exposições e palestras com docentes argentinos versando sobre os mais diversos temas: Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, Desenvolvimento de Competências, A Prospectiva como Ferramenta de Gestão, Metodologias de Análise de Riscos, Sistemas de Irrigação e Usos da Água, Processos de Dissecação de Frutas e Produção de Conservas, Sistemas Astronômicos e suas Implicações, Funcionamento de Sistemas Hidroelétricos.

De um modo em geral os participantes deste intercâmbio manifestaram que foi uma experiência muito boa, extremamente válida e que superou todas as expectativas. Segundo o professor Dieter Siedenberg, coordenador do evento, a oportunidade oferecida ao grupo “se configura como uma experiência ímpar de alargamento de fronteiras pessoais, culturais e sociais, além de servir para a desconstrução de preconceitos e tomada de conhecimento de realidades totalmente distintas da nossa; mas, exige sair da zona de conforto. Além disso, o intercâmbio também foi uma pequena contribuição para a consecução do objetivo da internacionalização institucional”.