Professor do Mestrado em Desenvolvimento profere aula magna na URI Santo Ângelo - Unijuí

Professor do Mestrado em Desenvolvimento profere aula magna na URI Santo Ângelo

 
 

O professor Sérgio Luís Allebrandt, do Programa de Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ, foi convidado para proferir a aula magna no Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações, da Universidade Regional Integrada (URI), Câmpus Santo Ângelo. O evento foi realizado no dia 13 de março, no auditório do Prédio 13 do Câmpus da URI.

O tema abordado foi “Planejamento e Desenvolvimento Regional”. O professor Sérgio desenvolveu sua conferência a partir das diferentes abordagens de planejamento e desenvolvimento regional presentes nas políticas públicas brasileiras no século passado e nas últimas décadas, traduzidas em períodos históricos de políticas de cunho neoliberal e de cunho desenvolvimentista. Na sequência, abordou a experiência gaúcha de promoção do desenvolvimento regional e participação social na definição de políticas públicas, com ênfase na atuação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), hoje reconhecidos pela ONU como uma das experiências exitosas de discussão e promoção de políticas de desenvolvimento regional.

Abordou, ainda, os gargalos, limitações e desafios hoje presentes no processo de desenvolvimento, em especial na metade oeste do Rio Grande do Sul, região que perde população em termos absolutos nas duas últimas décadas. Após a conferência, que contou também com a participação do Presidente do Corede Missões, José Cláudio Lourega Reis, que abordou os problemas e potencialidades da região das Missões, ocorreu um debate com os mestrandos, docentes e empresários presentes no evento, que contribuiu significativamente para o despertar de temas de dissertações e pesquisas. Além disso, os debates reforçaram o entendimento de necessidade de maior integração dos programas de pós-graduação das duas instituições, visando avanços no conhecimento sobre o desenvolvimento regional.    


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.