Professor de Universidade Austríaca visita UNIJUÍ - Unijuí

Professor de Universidade Austríaca visita UNIJUÍ

Esteve em visita à UNIJUÍ no último dia 14 de maio o Prof. Dr. Martin Coy, docente da Universität Innsbruck / Áustria, visando estreitar contatos com o Programa de Mestrado em Desenvolvimento e discutir possibilidades de intercâmbio.

O Prof. Coy é geógrafo e um renomado pesquisador e brasilianista alemão com extenso e profundo conhecimento sobre nosso país. Sua vinda ao Brasil este momento se deu no contexto de um projeto desenvolvido pela UNISC com a Escola de Altos Estudos/CAPES, que tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional em cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

Como o contato do Prof. Martin Coy com pessoal da UNIJUÍ é de longa data, o referido docente e pesquisador retribuiu a visita que professores e alunos do PPGDes fizeram à Universität Innsbruck em abril de 2014, quando se estabeleceram as primeiras tratativas de encaminhamento para um intercâmbio mais efetivo entre as duas instituições. Neste primeiro momento, sobretudo questões relacionadas ao desenvolvimento regional, governança territorial, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social são temas comuns nos quais se vislumbraram possibilidades concretas para o estabelecimento de parcerias no ensino e na pesquisa.

Uma viagem de estudos programada para fevereiro/março de 2016 ao Sul do Brasil, com término em Ijuí, está sendo organizada pelo Professor Coy para aproximadamente 20 a 30 estudantes austríacos e europeus. Em decorrência da visita e das perspectivas alinhavadas, a assinatura de um convênio formal de cooperação entre as duas instituições deverá propiciar o desenvolvimento de outras ações de intercâmbio num futuro próximo.