Desenvolvimento Regional: relações internacionais em destaque - Unijuí

Desenvolvimento Regional: relações internacionais em destaque

Várias ações voltadas à cooperação internacional marcam este segundo semestre letivo no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento.

Docentes do DACEC e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional estarão participando de Workshop “Mercados financieros e inversión productiva en América Latina. La confianza como eje de análisis” na UTN em Buenos Aires. Na quinta-feira, 22 de outubro, no Auditório da UTN Buenos Aires, será realizado o workshop "Mercados financieros e inversión productiva en América Latina. La confianza como eje de análisis".

O evento acontece das 9h às 18h. Até às 13h está aberto para a comunidade acadêmica, em seguida, ele se dedica a convidados pertencentes às redes das seguintes instituições: UNT Buenos Aires (host), Universidade Nacional de Quilmes (UNQ), Universidade Nacional de Tucumán (UNT), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e Bolsa de Comercio de Buenos Aires.

Como a UNIJUÍ é parceira, participarão do evento os professores Ariosto Sparemberger (DACEC), Dieter Rugard Siedenberg e Lurdes Marlene Seide Froemming (DACEC/ Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional).  O objetivo do encontro é expandir a rede temática que começou em 2013 entre a UTN Buenos Aires, Universidade Nacional de Quilmes e UNIJUÍ, a fim de aprofundar o estudo de confiança como o eixo de crescimento dos mercados financeiros na América Latina e seu impacto sobre os investimentos produtivos em PME na região.

Aulas com Gerhard Wassenberg

O professor alemão Gerhard Wassenberg ministrou aulas no Mestrado em Desenvolvimento no período de 10 de setembro a 11 de outubro. Além de ministrar a disciplina Tópico Especial: Empreendedorismo e Desenvolvimento, no curso de Mestrado em Desenvolvimento, o professor Gerhard também participou do Salão do Conhecimento e demais atividades em Ijuí e região. Este foi o quarto ano que o referido professor ministra esta disciplina no curso de Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ.

Intercambista alemão no Mestrado

O estudante alemão Julian Krabbe está realizando um intercâmbio por aproximadamente um semestre junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Ele permanece na Universidade até novembro de 2015. Julian já cursou a disciplina Tópicos Especiais: Empreendedorismo e Desenvolvimento, ministrada pelo prof. Dr. Gerhard Wassenberg, como aluno especial do Mestrado, e ainda está desenvolvendo um projeto de pesquisa e estágio na Indústria de Máquinas Agrícolas Fuchs S/A – Imasa. O plano de estudos proposto será realizado sob supervisão da Profª. Dra. Lurdes Marlene Seide Froemming e terá como título provisório: Marketing Intercultural:  uma comparação entre as práticas de marketing em indústrias do setor metal-mecânico.