Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento recebe comitiva da Áustria - Unijuí

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento recebe comitiva da Áustria

UNIJUÍ integra roteiro que grupo formado por docentes e estudantes de Geografia da Universidade de Innsbruck está cumprindo no Brasil.

O Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Doutorado em Desenvolvimento da UNIJUÍ recebeu na quinta-feira, 25, a visita de uma comitiva composta por 32 estudantes e dois docentes provenientes da Universidade de Innsbruck, na Áustria. O grupo foi recebido por um grupo de docentes do Programa, que coordenou programação na Casa Austríaca, no Parque de Exposições Wanderley Burmann.

O grupo, integrado pelos docentes Martin Coy e Frank Zirkl e 32 estudantes dos cursos de graduação - licenciatura e bacharelado em Geografia, vem cumprindo roteiro já há alguns dias pela região sul do Brasil. A UNIJUÍ e a Universidade de Innsbruck possuem convênio de cooperação, razão pela qual Ijuí integrou o roteiro de visitação. O foco de estudo na região Noroeste teve três temáticas centrais – a experiência dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), o cooperativismo e as cadeias produtivas de agronegócio.

A programação foi aberta pela manhã, com a presença da Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi, e do Prefeito Municipal Fioravante Ballin. Após assistirem a uma apresentação da Unijuí, o grupo ouviu o relato de integrantes da União das Etnias de Ijuí (Ueti) sobre o processo de imigração austríaca na região Noroeste. Para o coordenador do Programa, professor Dieter Siedenberg, a visita foi muito produtiva, pois permitiu estreitar laços entre as duas instituições que recentemente assinaram acordo de cooperação.

Para o professor Martin Coy, a visita à Unijuí teve como foco três temáticas que eles consideram muito influentes aqui na região, que são os Coredes, o cooperativismo e o agrobusiness.