Mestranda em Educação nas Ciências da UNIJUÍ recebe Prêmio Nacional em Educação - Unijuí

Mestranda em Educação nas Ciências da UNIJUÍ recebe Prêmio Nacional em Educação

A professora horizontinense, formada em pedagogia pela UNIJUÍ e aluna atualmente no Mestrado em Educação nas Ciências, Alessandra Franzen Klein, recebeu Prêmio Professores do Brasil.

O prêmio foi entregue em Brasília, no dia 12 de dezembro, a professora recebeu pela segunda vez esse prêmio. Um destaque que visa reconhecer o trabalho dos professores nas redes públicas, instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino que, no exercício da atividade docente, contribuam de forma relevante para a qualidade da educação básica no Brasil.

O projeto destacou-se pela proposta simples que transformou o cotidiano dos alunos. A professora inovou seu modo de educar para inserir uma aluna surda na escola regular. Iniciou a experiência em 2010, na Escola Municipal Espírito Santo de Horizontina e no ano de 2013, todos os alunos da sala aprenderam a alfabetização bilíngue. “Com isso, diversas atividades de sala de aula foram adaptadas, todas as crianças da sala estão aprendendo libras juntamente com a colega Bruna e se comunicam também com outras pessoas surdas”, destacou a professora Alessandra.

Para ajudar no aprendizado Alessandra escreveu dois livros, destacando exemplos de inserção social. O projeto vencedor é também tema de sua pesquisa dissertativa. Alessandra destaca que a formação oferecida pela UNIJUÍ, desde o curso de Pedagogia, contribuiu para sua formação docente, embasando a sua prática pedagógica: “Estudar na UNIJUI contribuiu sem dúvida para minha docência. O curso de Pedagogia deu a base necessária para meu trabalho pedagógico. A partir de projetos que contemplaram a diferença humana, e com o curso de mestrado iniciado em 2012, intensifiquei o ato de pesquisa e aprofundamento de conceitos, elementos extremamente significativos para inovar na educação. Sou grata pelos mestres que encontrei aqui na UNIJUÍ que colaboram para minha ação e reflexão pedagógica”.

A pesquisa dissertativa de Alessandra tem como tema: “A questão da pedagogia bilíngue numa escola para crianças: o possível e o impossível para os caminhos da inclusão”, sob a orientação da professora Drª Noeli Weschenfelder, professora de Alessandra também no curso de Pedagogia.