Doutoranda em Educação nas Ciências realiza estágio em Portugal - Unijuí

Doutoranda em Educação nas Ciências realiza estágio em Portugal

Fabiana Diniz Kurtz, docente do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ, realiza período de estudos na Universidade de Lisboa.

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado iniciou o ano de 2014 com novas inserções de seus doutorandos em experiências de estágios no exterior, por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desde o começo de janeiro, encontra-se em Lisboa, Portugal, a doutoranda Fabiana Diniz Kurtz, docente do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ. Fabiana é orientanda do professor Dr. Otávio Maldaner, e deverá permanecer em Portugal até maio, para a realização de estágio na Universidade de Lisboa.

Em depoimento enviado já nos primeiros dias de sua imersão na Universidade de Lisboa, a docente destaca que “o Instituto de Educação, especificamente no doutorado em tecnologias de informação e comunicação na Educação, ao qual estou vinculada, tem no projeto de pesquisa algo muito importante. São extremamente detalhistas quanto ao projeto, e os alunos - acreditem - ficam todo o primeiro ano, senão mais, escrevendo o projeto, definindo o problema, lendo sobre tudo que envolve a elaboração”. Fabiana acrescenta que o

doutorado todo se dá por meio de seminários, tendo o curso a duração de três anos. “Aos poucos vou conhecendo melhor o Instituto e a Universidade, que é gigantesca mesmo. Outra cultura, outros padrões. Tudo aqui tem um alcance muito grande. Os projetos de internacionalização são fundamentais em todos os cursos, daí o tremendo número de pessoas de vários países que circulam diariamente por aqui e os daqui circulam muito pela Europa toda, é incrível”, finaliza.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, professora Helena Copetti Callai, destaca que neste ano devem viajar para a Europa cinco doutorandos já selecionados no processo seletivo realizado no ano passado. No decorrer deste primeiro semestre de 2014 será aberto novo edital para inscrição e seleção de mais um grupo, que deve ir em 2015. “Este estágio no exterior conta com um professor tutor na universidade escolhida (em qualquer país) e serve para ampliar os estudos de doutorado com ênfase na tese que deve ser defendida aqui. Para o nosso programa de doutoramento é um fator de relevância, pois a vida no exterior permite ampliar o entendimento do mundo e considerar os estudos com perspectivas mais significativas. Consideramos que isso traz ganhos para os doutorandos que realizam a experiência e para o conjunto dos doutorandos e mestrandos”.