Doutoranda Liria Andrioli compartilha experiência realizada na Alemanha - Unijuí

Doutoranda Liria Andrioli compartilha experiência realizada na Alemanha

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, Liria Ângela Andrioli, esteve realizando durante os meses de julho a dezembro de 2013, um estágio de doutorado sanduíche na Westfäliche Wilhelms-Universität Münster (WWU), na cidade de Münster, na Alemanha, pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES. A cooperação com a WWU remonta à década de 1970, tendo sido realizados eventos e atividades, na UNIJUÍ, desde então.

O projeto desenvolvido teve como propósito verificar os efeitos da religiosidade na constituição da identidade feminina e no Movimento de Mulheres Rurais Católicas de Münster/Alemanha (Katholische Landfrauenbewegung). O projeto teve por objetivo conhecer a história e a experiência dessa organização e tentou evidenciar três aspectos centrais: a) O que significa ser uma mulher agricultora na Região Norte-Vestfália da Alemanha? b) Conhecer a história e a organização em si. c) Entender alguns conceitos, tais como: religião, religiosidade e Igreja e ver de que forma esses conceitos têm influência na constituição da identidade das mulheres. Durante o trabalho de pesquisa foram realizadas cinco entrevistas, bem como observações em atividades do Movimento, utilizando a metodologia de pesquisa qualitativa. Posteriormente, o resultado da pesquisa será divulgado por meio da publicação de um artigo. A doutoranda destaca que é visível a perspectiva de empoderamento dessas mulheres a partir da inserção e da participação no Movimento. Isso faz com que elas tenham autonomia e liberdade para problematizar criticamente temáticas que venham ao encontro da valorização da mulher como sujeito. Liria faz menção ainda à preocupação das mulheres agricultoras com o meio ambiente em que vivem. Temas como transgênicos, fracking e energia nuclear são amplamente discutidos com a formulação de posicionamentos em torno de uma perspectiva de vida com mais sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.

Liria também faz referência à experiência da realização do estágio de doutorado sanduíche. Segundo ela “abre-se os olhos para um mundo que, às vezes, parece tão distante de nossa realidade e ao mesmo tempo tão acessível se aproveitarmos as oportunidades que nos são apresentadas. Agradeço de forma especial à UNIJUÍ e a Capes que permitiram essa experiência de vida. Conhecer uma cultura diferente, novas pessoas, novos lugares e tendo o desafio da comunicação em outra língua (neste caso, o alemão) ao mesmo tempo em que nos desafia também nos possibilita ter uma visão mais ampla de mundo”.  Ela também ressalta os contatos internacionais estabelecidos com a Universidade de Münster e também de Lüneburg, abrindo, assim, novas possibilidades de cooperações acadêmicas.