Doutoranda realiza estudos na Universidade do Porto - Unijuí

Doutoranda realiza estudos na Universidade do Porto

Marta Estela Borgmann, docente do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ, do curso de Pedagogia e Doutoranda em Educação nas Ciências realiza período de estudos na Universidade do Porto, em Portugal.

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Mestrado e Doutorado, iniciou o ano de 2014 com novas inserções de seus doutorandos em experiências de estágios no exterior, por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desde o começo de janeiro, encontra-se em Porto, Portugal, a doutoranda Marta Estela Borgmann, docente do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ. Marta é orientanda da professora Dra. Anna Rosa Santiago, e deverá permanecer em Portugal até maio, para desenvolver sua investigação de doutoramento na Universidade do Porto.

A doutoranda salienta que foi muito bem acolhida pelo Programa da Universidade do Porto, desde que chegou. “A reitoria da Universidade do Porto tem um programa de acolhimento aos alunos da mobilidade, independente da Faculdade onde são inseridos no momento que chegam. Eles levam o estudante a conhecer os espaços físicos, convidam a acessar o site da Universidade, entregam um cartão de estudante que possibilita a inserção à biblioteca, cantinas, transportes, bem como toda a programação da universidade prevista para o semestre”, observa.

Entrando em contato com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, a doutoranda Marta iniciou as atividades acadêmicas do programa de doutoramento, estando inserida nas atividades do calendário. Tem mantido contatos com as professoras Carlinda Leite, Amélia Lopes e Preciosa Fernandes, sua orientadora pela Universidade do Porto. A experiência e o contato com a Universidade do Porto tem proporcionado à doutoranda Marta uma imersão nos estudos à área que escolheu para investigar, bem como o fato de estar em contato com colegas e professores de várias partes do mundo tem lhe proporcionado muitos conhecimentos.