Mestranda em Educação nas Ciências lança livro sobre Educação Inclusiva - Unijuí

Mestranda em Educação nas Ciências lança livro sobre Educação Inclusiva

A mestranda em Educação nas Ciências Silvana Matos Uhmann lançou, recente, livro vinculado à Editora Appris, intitulado: “A escola e as classes especiais: vivências e saberes na escolarização de alunos deficientes”.

A obra contêm reflexões e vivências sob a temática da Educação Inclusiva, permeando sob os conceitos de inclusão e exclusão escolar. Através de um estudo de caso, há a pretensão de problematizar as classes especiais (frente a alunos com deficiências severas) em tempos de educação inclusiva, visando perceber suas possíveis contribuições pedagógicas – destaque a relatos de doze pais de alunos que frequentavam a classe especial.

Conforme destaca a autora, estas reflexões exigem a compreensão de que o meio educacional não é passível de generalizações, devendo para o sucesso escolar uma análise de cada caso, de cada contexto, buscando espaços que dão condições para que todos os educandos realmente possam aprender e se desenvolver, não apenas permanecer/frequentar a escola. “Alerta-se, assim, para a legitimidade de classes especiais - dentro de escolas inclusivas - quando se fizerem necessárias, já que a escola como espaço de aprendizagem deve buscar alternativas que contribuam para que todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências severas, possam participar de direito e de fato ativamente no ambiente escolar”.

Esta temática está presente agora em uma parte da pesquisa de mestrado da discente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIJUÍ, tendo como orientador o professor Dr. Otavio Maldaner. A mestranda Silvana Matos Uhmann é bolsista da CAPES.