Mestrado em Educação nas Ciências realiza defesa de dissertação - Unijuí

Mestrado em Educação nas Ciências realiza defesa de dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado da UNIJUÍ realizou sessão pública de defesa da dissertação “Formação e Saberes: os Desafios da Docência na Educação Especial”, da mestranda Maria Elena Neves da Silva, orientada pela professora Drª. Helena Copetti Callai.

A banca esteve integrada, ainda, pelos professores doutores Maria Simone Vione Schwengber e Walter Frantz, ambos da UNIJUÍ, Adriana Maria Andreis (UFFS) e Antonio Escandiel de Souza (Unicruz). A defesa foi realizada no dia 26 de maio, no Câmpus Ijuí.

A dissertação tratou sobre os desafios da docência na educação especial. Conforme destaca a autora, no estudo estão as reflexões de uma pesquisa que buscou compreender e delinear os saberes que os docentes utilizam no decorrer de sua atuação profissional, como por exemplo, os adquiridos nas instituições de ensino, decorrentes das experiências e os pessoais, que são trazidos do convívio familiar e das aprendizagens nesse contexto. “Com relação aos saberes da educação especial, elenquei aqueles que necessitam ser adequados às necessidades específicas do trabalho com os alunos com deficiência. Isso conduziu a escrita, a discutir a necessidade de adaptação curricular, para que os futuros profissionais da formação inicial sejam preparados de melhor forma para trabalhar com a inclusão escolar”.

Segundo a mestranda, a intenção foi de contribuir com a questão inclusiva, tentando modificar a visão ainda equivocada que se tem das pessoas com deficiência, salientando suas limitações e não suas capacidades. “Como mãe de uma pessoa com deficiência e docente que trabalha com disciplinas de cunho inclusivo no ensino superior, relatei alguns episódios vivenciados com minha filha na trajetória do ensino regular e as experiências vivenciadas na graduação como docente. Portanto, a oportunidade de desenvolver a pesquisa de mestrado me trouxe a possibilidade de melhor qualificação profissional, tornando-me mais segura e reflexiva e, consequentemente, uma pessoa mais feliz e realizada”.